Novas imagens de alta resolução estão sendo transmitidas da New Horizons para a Deep Space Network, na Terra, lentamente.
A espaçonave robótica New Horizons, que sobrevoou Plutão em julho de 2015, terminou o envio de dados essenciais de engenharia e agora tem transmitido seleções do seu enorme banco de dados de imagens de Plutão e suas luas. A imagem em destaque, que consiste de uma composição detalhada, revela uma surpreendente superfície repleta de crateras, planaltos, paisagens com características desconhecidas e formatos de terreno que até lembram partes da Terra, mas inesperadas em Plutão.
A área mais clara que se espalha através da parte superior direita do quadro é a denominada Sputnik Planum que tem sido exaustivamente estudada por causa de sua suavidade incomum. Por outro lado, a região encraterada bem escura na parte debaixo da imagem é conhecida por Cthulhu Regio.
Até agora, a New Horizons só compartilhou um pequeno percentual das imagens capturadas no ‘flyby’ de julho, mas irá continuar a enviar novas visões do planeta anão a medida que se direciona na direção de novos alvos distantes a serem explorados.
Por que demora tanto para transmitir dados para a Terra? O vídeo abaixo (Pluto in a minute) explica as razões:
Fonte
APOD: Pluto from above Cthulhu Regio – crédito da imagem: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.
._._.
Comentários Recentes