Paolo Lazzarotti captura flash solar distorcido verde visto em pôr-do-sol na Itália

http://apod.nasa.gov/apod/image/1509/StrangeSunset_Lazzarotti_1191.jpg

Paolo Lazzarotti flagrou este Sol distorcido na Itália

De fato, este foi um pôr-do-sol esquisito. Uma das razões é que o Sol tipicamente redondo apareceu geometricamente distorcido e em múltiplas camadas.

No entanto, o que mais chama atenção é que uma das camadas apareceu de forma incomum na cor verde. O Sol, obviamente, vai muito bem obrigado, sua aparência estranha foi causada unicamente por sua luz em refração na atmosfera terrestre.

Quando as camadas da atmosfera da Terra estão muito quentes, fatias do Sol podem aparecer distorcidas ou mesmo ser observadas múltiplas vezes.

O efeito se dá de forma mais forte perto do nascer e pôr-do-sol quando as camadas de inversão térmica ocupam altitudes distintas sobre o horizonte. Diferentes cores do Sol podem também ser defletidas em razões  distintas de forma que a parte do topo superior do Sol pode aparece  momentaneamente verde , um fenômeno conhecido como flash verde.

Paolo Lazzarotti capturou a imagem em destaque em fevereiro de 2015 a partir do Porto Venere, na Itália com a igreja de San Pietro situada em primeiro plano.

Fonte

APOD: Distorted Green Flash Sunset over Italy – Crédito da imagem ©: Paolo Lazzarotti

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!