Objeto de Sakurai: Flash de hélio ressuscita anã branca

O efêmero flash de hélio coloca a estrela moribunda em ação

http://www.eso.org/public/images/potw1531a/

Objeto de Sakurai: a anã branca volta a ativa em um flash de hélio. Crédito: ESO

Este sol brilhante no centro da imagem não é o ator principal deste espetáculo. Na região inferior central da imagem nota-se uma singela mancha vermelha que é propriamente um objeto raro e valioso.

O objeto foi inicialmente pelo astrônomo amador japonês Yukio Sakurai em 1996 e classificado como sendo um remanescente de uma NOVA. No entanto, a descoberta de Sakurai revelou-se muito mais interessante do que a supernova que ele pensava ter descoberto inicialmente.

O Objeto de Sakurai consiste, de fato, em uma pequena estrela anã branca que passa por um flash de hélio, um raro evento que está sendo observado pelos astrônomos.

Normalmente, a fase de anã branca é a última no ciclo de vida de uma estrela de pequena massa. No entanto, em alguns casos, a estrela volta a “inflamar-se” através de um flash de hélio e expande-se voltando à fase de gigante vermelha e ejetando enormes quantidades de gás e poeira no processo antes de, uma vez mais, tornar a contrair-se numa anã branca.

O fenômeno consiste em uma série de eventos dramáticos e de curta duração. Assim, o Objeto de Sakurai deu aos astrônomos a oportunidade rara de estudar este efêmero evento em tempo real. A anã branca emite radiação ultravioleta suficiente para iluminar o gás que foi expelido, o qual pode ser visto na imagem sob a forma de um anel de material vermelho.

Esta imagem foi obtida com o instrumento FORS, montado no Very Large Telescope do ESO.

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/1998/39/image/a/

A nebulosa planetária NGC 3132: no centro existe uma anã branca (a menor das duas estrelas centrais). Crédito: NASA/ESA/Hubble

Fonte

ESO: White Dwarf Resurrection

._._.

 

1 menção

  1. […] outros objetos que estão experimentando cenário de renascimento são conhecidos e incluem o Objeto de Sakurai, localizado em […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!