Arco-íris e raios anticrepusculares no Cânion Bryce por Johm Rummel

O que está acontecendo no Cânion Bryce?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/AnticrepRainbow_Rummel_1250.jpg

Dois fenômenos em uma só imagem: arco-íris e raios anticrepusculares fotografados no Cânion Bryce por John Rummel

Dois fenômenos óticos foram capturados em uma só imagem em julho de 2015. É importante ressaltar que ambos os efeitos de luz necessitam que o Sol esteja posicionado diretamente atrás do fotógrafo.

A aparição mais próxima é um comum arco-íris, criado pela luz solar emanada durante o pôr-do-sol sobre a cabeça do fotografo, e espalhada pelos pingos de chuva em frente ao cânion. Se você olhar mais atentamente, verá um segundo arco-íris logo acima do primeiro.

O outro fenômeno, bem mais raro e também mais contundente são os raios de luz direcionados para um ponto no fundo da paisagem. Estes são conhecidos como raios anticrepusculares que resultam da luz solar que flui entre brechas nas nuvens, no lado do por-do-sol, convergindo no ponto de 180 graus oposto ao Sol.

Geometricamente, este ponto antissolar tem que coincidir com o centro exato do arco-íris.

Localizado em Utah, EUA, o Cânion Bryce contém uma pitoresca coleção de antigas formações rochosas sedimentares conhecidas como hoodoos. [1]

Nota

[1] Hoodos: chaminés de fada, também chamadas de pirâmides de terra, são grandes colunas naturais em forma cônica que sustêm no seu topo um bloco de rocha maior, que funciona como protetor da erosão até que, com o continuar da erosão, não seja mais possível sustentar esse bloco. Formam-se a partir da ação erosiva das águas fortes em terrenos de detritos heterogêneos, muitas vezes de origem glaciária, podendo atingir alturas de 40 metros. As chaminés de fada se destacam principalmente nas regiões da CapadóciaTurquia, e em de Utah, nos Estados Unidos.

Fontes

APOD: Rainbows and Rays over Bryce Canyon – Crédito da Imagem©: John Rummel

Bryce Canyon II 

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!