M104: a galáxia do Sombrero pelo Hubble

Por que a galáxia do Sombrero se parece dessa forma?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/sombrero_hubble_11472.jpg

A galáxia do Sombrero pelo Hubble – Crédito da Imagem: Hubble Heritage Team (AURA STScI NASA)

As razões da famosa galáxia M104 ter estas características incluem o incomum e extenso bojo central de estrelas, as escuras trilhas de poeira cósmica que aparecem em disco nas suas bordas e a forma perfilada pela qual vemos esta belíssima galáxia.

Bilhões de estrelas antigas causam o brilho difuso do gigantesco bojo central galáctico. Uma inspeção do núcleo da M104 na foto acima mostra uma quantidade enorme de difusos pontos de luz que na realidade são aglomerados globulares repletos de estrelas.

O Hubble consegue resolver o rico sistema com cerca de 2.000 aglomerados globulares da M104, uma quantidade maior 10 vezes que a que contamos na nossa Via Láctea. A idade dos aglomerados é similar aos da nossa galáxia, entre 10 a 13 bilhões de anos.

Os espetaculares anéis de poeira da M104 hospedam várias estrelas jovens e brilhantes e mostram também intrincados detalhes que os astrônomos ainda não compreendem completamente.

O núcleo central da galáxia do Sombrero brilha através de todo o espectro eletromagnético. Os cientistas julgam que no seu centro se hospeda um buraco negro supermassivo com massa estimada em 1 bilhão de vezes a do nosso Sol.

A galáxia do Sombrero reside a 28 milhões de anos luz da Terra e tem um diâmetro de 50.000 anos luz, com uma magnitude aparente de +8. Assim, ela pode ser facilmente visualizada através de telescópios de pequeno porte na direção da constelação de Virgem. Sombrero é um dos mais massivos objetos do aglomerado galáctico de Virgem e abriga o equivalente a 800 bilhões de sóis.

Fontes

Hubblesite: Heritage Project Celebrates Five Years of Harvesting the Best Images from Hubble Space Telescope

APOD: The Sombrero Galaxy from Hubble – Crédito da Imagem: Hubble Heritage Team (AURA/STScI /NASA)

._._.

1995aa___303__673e-sombrero-galaxy-i-modeling-the-dust-content

2 menções

  1. […] fato, Sombrero é uma das maiores galáxias do vizinho aglomerado de galáxias de Virgem […]

  2. […] fato, Sombrero é uma das maiores galáxias do vizinho aglomerado galáctico de Virgem […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!