As caudas do cometa C/2014 Q1 PanSTARRS por Kevin Parker

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/c2014q1_parker1824_q100_watermark.jpg

As caudas do cometa C/2014 Q1 – PanSTARRs por Kevin Parker

Depois de viajar à oeste no horizonte nos céus de verão do hemisfério norte o Cometa PanSTARRS (C/2014 Q1) passou para os céus no inverno do hemisfério sul.

O cometa C/2014 Q1 é um visitante do Sistema Solar interior descoberto (agosto de 2014) pela frutuosa pesquisa PanSTARRS.

Esta imagem foi capturada pelo Home Observatory em Mackay, Queensland, Austrália em 17 de julho de 2015 e retrata suas caudas coloridas. O campo de visão se espalha por 1 grau nos céus.

Viajando velozmente através dos céus o cometa PanSTARRS havia se aproximado ao máximo do nosso planeta dois dias antes (15 de julho). Mesmo assim, as tênues estrelas da constelação de Câncer deixaram pequenos riscos nesta imagem telescópica alinhada mecanicamente com o movimento rápido do cometa.

A cauda azulada iônica do PanSTARRS permanece alinhada justamente na direção oposta ao Sol, empurrada pelo vento solar. Dirigida pela pressão da luz solar, a mais difusa cauda amarelada de poeira é puxada para trás da trajetória do cometa, evidenciando sua direção orbital. Agora este cometa é um bom alvo para binóculos nos céus do hemisfério sul pelas próximas semanas, passando próximo de Vênus, Júpiter e da brilhante estrela Regulus.

Para saber onde está o cometa C/2014 Q1 PanSTARRS agora, clique aqui.

http://www.universetoday.com/121401/three-tailed-comet-q1-panstarrs-lights-up-southern-skies/

Trajetória do cometa PanSTARRs nos próximos dias. Crédito: Chris Marriott’s SkyMap

Fonte

APOD: Comet Tails and Star Trails – Crédito da imagem ©: Kevin Parker

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!