Estrelas circundam observatório do ESO em La Silla

http://www.eso.org/public/images/potw1527a/

Círculo de estrelas capturado em La Silla por Alexandre Santerne

Esta fotografia tirada pelo ’Embaixador Fotográfico’ do ESO Alexandre Santerne mostra o Telescópio Submilimétrico Sueco-ESO (acrônimo do inglês, SEST) à esquerda, juntamente com o telescópio de 3,6 metros do ESO à direita. Em plano de fundo brilhantes rastros de estrelas circundam o Observatório de La Silla, local onde os telescópios estão instalados, na periferia do deserto chileno do Atacama.

Rastros de estrelas como estes são criados usando uma exposição longa para capturar o movimento aparente das estrelas no céu noturno, à medida que a Terra roda. Esta imagem é a composição de 250 exposições consecutivas de duração de um minuto, durante um período total de quatro horas.

La Silla foi o primeiro observatório do ESO e tem sido um bastião principal da organização desde os anos 1960. O SEST foi, na altura da sua construção, o único telescópio submilimétrico de grandes dimensões existente no hemisfério sul. Foi desativado em 2003, tendo sido ultrapassado por outros telescópios submilimétricos como o Atacama Pathfinder Experiment e o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array, ambos situados no planalto do Chajnantor no Chile.

O telescópio de 3,6 metros do ESO acolhe o famoso dispositivo HARPS, o High Accuracy Radial velocity Planet Searcher – o principal “caçador” de exoplanetas do mundo.

Alexandre Santerne submeteu esta fotografia no grupo Flickr Your ESO Pictures.

Fonte

ESO: Stars Circle La Silla

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!