«

»

jul 14

Caronte e sua superfície enrugada de crateras

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/071215_charon_alone.png

Abismos, crateras e uma região escura no polo norte são revelados nesta imagem da maior lua de Plutão, Caronte, capturada pela sonda robótica New Horizons, em 11 de julho de 2015. Créditos: NASA / JHUAPL / SWRI.

Um abismo encontrado no hemisfério sul de Caronte é na verdade mais comprido e mais profundo do que Grand Canyon aqui na Terra, conforme afirmou William McKinnon (Universidade de Washington, St. Louis, EUA), cientista-chefe-adjunto de Geologia e Geofísica da equipe de investigação da espaçonave robótica New Horizons.

William disse:

Esta é a primeira evidência clara de falhas e perturbações na superfície de Caronte. A New Horizons tem transformado nossa visão desta lua distante de uma bola quase sem traços característicos de gelo para um mundo exibindo todos os tipos de atividade geológica.

http://www.nasa.gov/sites/default/files/thumbnails/image/charon_annotated.jpg

Esta versão anotada inclui um diagrama que mostra enegrecido polo norte de Caronte, o equador e meridiano central na esfera central, com as características realçadas. As setas apontam para prováveis crateras de impacto e possíveis abismos (cânions). Créditos: NASA / JHUAPL / SWRI.

A cratera mais proeminente, perto do polo sul de Caronte, tem quase 100 quilômetros de diâmetro e, evidentemente, trata-se do resultado de um impacto geologicamente recente.

Este comunicado da NASA acrescenta que a escuridão do chão da cratera pode ser o resultado de um tipo diferente de material gelado que está sendo exposto, menos reflexivo do que os gelos na superfície.

Uma outra possibilidade se apresenta: o gelo do chão da cratera tem uma granularidade maior, refletindo menos luz solar. Este seria o resultado do derretimento do gelo durante o evento de impacto e provável re-congelamento em grãos maiores.

Enquanto isso, a região escura perto do polo norte de Caronte merece atenção, com imagens mais detalhadas chegando nos próximos dias.

Fontes

NASA: Charon’s Chasms and Craters

Centauri Dreams: Charon: A Rugged, Cratered Surface

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!