Uma última olhada na face de Plutão voltada para Caronte

Por que essa imagem de Plutão é tão importante?

http://apod.nasa.gov/apod/image/1507/Pluto03_NewHorizons_1041.jpg

Esta é a última imagem mais nítida da face de Plutão voltada para Caronte, capturada em 11 de julho de 2015. Crédito da Imagem ©: NASA, Johns Hopkins Univ./APL, Southwest Research Inst.

A superfície de Plutão é intrincada. A medida que a espaçonave robótica New Horizons navega na direção de sua aproximação máxima do planeta anão e suas 5 luas amanhã, a sonda envia imagens que mostram mais e mais características deste mundo que nos torna cada vez mais curiosos.

Esta nova imagem, capturada há dois dias, em 11 de julho de 2015, mostra a face de Plutão que está sempre voltada para sua maior lua Caronte.

Particularmente digno de nota vemos aqui o cinturão escurecido logo abaixo do equador de circula Plutão. Ainda permanece desconhecido para os astrônomos se as regiões neste cinturão negro são de fato montanhosas ou planas, além de não sabermos a razão das mesmas terem suas fronteiras tão bem definidas, enquanto que as regiões claras se mostram quase que distribuídas uniformemente.

A última ‘melhor imagem’ por décadas…

Como a New Horizons estará se dirigindo para realizar um voo rasante justamente no outro lado de Plutão (jamais voltado para Caronte) esta será a melhor imagem desta paisagem distante que a humanidade verá por longo tempo.

Em contrapartida, assumindo que a sonda robótica realize suas operações conforme o programado, as imagens tomadas no lado oposto a Caronte de Plutão, durante a aproximação máxima, serão cerca de 300 vezes mais detalhadas.

Fonte

APOD: Last Look at Pluto’s Charon Side – Crédito da Imagem ©: NASAJohns Hopkins Univ./APLSouthwest Research Inst.

._._.

1 comentário

  1. Fantástico!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!