NGC 6503: Hubble captura uma galáxia solitária ‘perdida no espaço’

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2015/23/image/

Esta galáxia espiral magnífica está na fronteira do que os astrônomos chamam de o ‘Vazio Local’ (Local Void). O Vazio Local é um enorme volume de espaço com pelo menos 150 milhões de anos-luz diâmetro onde não se encontra quase nada.

No grande ‘Vazio Local’ não há galáxias, obviamente. Este vazio local cósmico é simplesmente parte da estrutura do Universo na qual a matéria se agrupa ao longo do tempo para que as galáxias formem aglomerados e cadeias, os quais são separados por regiões maioritariamente desprovidas de galáxias. Isso resulta em uma espécie de estrutura de uma ‘bolha de sabão vazia’ em escala gigantesca.

A galáxia NGC 6503, fotografada pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA, é especialmente colorida onde manchas vermelhas brilhantes de gás podem ser vistas espalhados através dos seus braços espirais. Regiões azuis brilhantes contêm estrelas recém-formadas. Poeira marrom escura forma estruturas em formato de serpente através dos braços brilhantes da galáxia e do centro, dando a galáxia um aspecto manchado.

NGC 6503 está a 18 milhões de anos luz na direção da constelação polar do Dragão (Draco). NGC 6503 tem 30.000 anos luz de diâmetro, um terço da largura da nossa Via Láctea.

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2015/23/image/

NGC 6503 pelo Hubble – direções e escalas

Fonte

Hubblesite.org: Lonely Galaxy ‘Lost in Space’

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!