Estrelas quentes e jovens além de notáveis pilares cósmicos de poeira e gás compõem a estrutura da ativa nebulosa NGC 7822.
Na fronteira de uma nuvem molecular gigante, na direção da constelação boreal de Cepheus, esta brilhante região de formação estrelar reside a 3.000 anos luz de distância do Sol.
Dentro da NGC 7822, bordas brilhantes e formas escuras são realçadas nesta paisagem colorida. A imagem inclui dados a partir de filtros de banda estreita, mapeando a emissão a partir do oxigênio atômico, hidrogênio e enxofre que são mostrados, respectivamente, em tons de azul, verde e vermelho.
A emissão atômica é energizada pela radiação emanada pelas estrelas quentes, cujos poderosos ventos e radiação também esculpem e causam a erosão das densas formações dos pilares cósmicos.
Provavelmente as protoestrelas podem estar se formando no interior dos pilares através do colapso gravitacional, no entanto, a medida que os pilares são erodidos, o processo pode cessar.
Esse campo de visão se expande por 40 anos luz na altura da distância estimada de 3.000 anos luz da NGC 7822.
Fontes
APOD: NGC 7822 in Cepheus – Crédito da imagem ©: César Blanco González
Cielo Profundo: NGC 7822, NEBULOSA EN CEFEO (EN HaSHO)
._._.
1 menção
NGC 7822: estrelas jovens esculpem pilares de gases e poeira cósmica em Cepheus capturados por Steve Cannistra (StarryWonders) » O Universo - Eternos Aprendizes
12/11/2016 às 19:59 (UTC -3) Link para este comentário
[…] Este campo de visão se espalha por 40 anos luz na distância estimada de NGC 7822. […]