Qual a verdadeira razão pela qual Hyperion lembra uma esponja?
Para entender esse estranho relevo em Hyperion (Hipérion), as agências espaciais NASA e ESA enviaram a espaçonave robótica Cassini para capturar mais um close-up em um voo rasante sobre a peculiar lua de Saturno Hyperion, há alguns dias.
Uma das imagens transmitidas de volta à Terra foi postada acima, ainda na forma original, sem o costumeiro processamento computacional.
Como esperado, estão visíveis uma pletora de crateras com formas anômalas com materiais escuros incomuns no fundo de cada uma delas.
Embora o diâmetro de Hyperion seja da ordem de 250 quilômetros, seu fraco puxão gravitacional na sonda robótica Cassini indica que há muito espaço vazio nesta lua e que a gravidade superficial por lá é muito baixa.
Além disso, os cientistas estimam que as esquisitas formas da maioria das crateras de Hyperion são resultantes dos impactos que primariamente comprimiu e depois ejetou material da superfície lunar, ao invés de gerar as típicas crateras arredondadas, que estamos acostumados a ver em outras luas e no planeta Mercúrio (em geral, os choques geram ondas circulares de energia que de forma explosivas redistribuem o material superficial).
O próximo alvo da Cassini é se dirigir para um novo rasante próximo a lua Dione em cerca de duas semanas.
Fonte
APOD: Flyby Image of Saturn’s Sponge Moon Hyperion – Créditos da Imagem: NASA, JPL-Caltech, SSI
Comentários Recentes