ESO: MUSE revela os Pilares da Criação em 3D

Novo estudo sugere que estas estruturas icônicas poderiam também ser chamadas de Pilares da Destruição

http://www.eso.org/public/images/eso1518a/

Esta visualização da estrutura tridimensional dos Pilares da Criação no centro da região de formação estelar Messier 16 (também chamada Nebulosa da Águia) baseia-se em novas observações do objeto obtidas pelo instrumento MUSE montado no Very Large Telescope do ESO, no Chile. Os pilares são constituídos, na realidade, por várias partes distintas de cada lado do aglomerado estelar NGC 6611. Nesta ilustração, a distância relativa entre os pilares ao longo da linha de visão não está em escala. Crédito: ESO/M. Kornmesser

Com o auxílio do instrumento MUSE montado no Very Large Telescope do ESO, astrônomos criaram a primeira imagem completa em três dimensões dos famosos Pilares da Criação na Nebulosa da Águia, ou Messier 16. As novas observações mostram como é que os diferentes pilares de poeira deste objeto icônico estão distribuídos no espaço e revelam muitos detalhes novos – incluindo um jato, nunca visto antes, lançado por uma estrela jovem. A radiação intensa e os ventos estelares emitidos pelas estrelas brilhantes do aglomerado associado esculpiram os Pilares da Criação ao longo do tempo e deverão fazer com que estes desapareçam completamente dentro de cerca de três milhões de anos.

A imagem original dos famosos Pilares da Criação foi obtida pelo Telescópio Espacial Hubble da NASA/ESA há duas décadas atrás, tendo-se tornado imediatamente uma das imagens mais famosas e evocativas. Desde então, estas nuvens que se estendem ao longo de alguns anos-luz [1] têm impressionado tanto cientistas como público em geral.

As estruturas salientes, assim como o aglomerado estelar próximo NGC 6611, fazem parte de uma região de formação estelar chamada Nebulosa da Águia, ou Messier 16. A nebulosa e os demais objetos associados situam-se a cerca de 7000 anos-luz de distância da Terra, na constelação da Serpente.

Os Pilares da Criação são um exemplo típico de estruturas em forma de colunas que se desenvolvem em nuvens gigantes de gás e poeira, locais de nascimento de novas estrelas. As colunas surgem quando enormes estrelas azuis-esbranquiçadas do tipo O e B recentemente formadas emitem enormes quantidades de radiação ultravioleta e ventos estelares que sopram a matéria menos densa para longe da sua vizinhança.

As regiões de gás e poeira mais densas podem, no entanto, resistir a essa erosão por mais tempo. Por detrás de tais bolsões de poeira espessa, o material está protegido do brilho intenso e devastador das estrelas tipo O e B. Este “escudo” dá origem a “caudas” ou “trombas de elefante”, as quais observamos sob a forma de pilares de matéria empoeirada e que apontam em sentido contrário às estrelas brilhantes.

O instrumento MUSE do ESO montado no Very Large Telescope mostrou a evaporação constante a que estão sujeitos os Pilares da Criação com um detalhe sem precedentes, revelando a sua orientação.

http://www.eso.org/public/images/eso1518c/

Esta imagem mostra como que o dispositivo MUSE montado no Very Large Telescope do ESO, criou a visão tridimensional dos icônicos Pilares da Criação, na região de formação estelar Messier 16. Cada pixel nos dados corresponde a um espectro que revela uma quantidade de informação acerca dos movimentos e das condições físicas do gás nesse ponto. Estão destacadas “fatias” de dados correspondentes a alguns dos diferentes elementos químicos presentes. Crédito: ESO

O MUSE mostrou que a ponta do pilar da esquerda está virada para nós, por cima de um pilar que na realidade se situa por trás de NGC 6611, ao contrário aos outros pilares. É sobre esta ponta que incide a maior parte da radiação emitida pelas estrelas de NGC 6611 e, consequentemente, parece ser muito mais brilhante do que os pilares da esquerda em baixo, do centro e da direita, cujas pontas apontam na direção contrária, com relação a nós.

Os astrônomos esperam compreender melhor como é que as estrelas jovens do tipo O e B, como as que se encontram em NGC 6611, influenciam a formação das estrelas subsequentes. Estudos numerosos identificaram protoestrelas formando-se no interior destas nuvens – o que faz delas verdadeiros Pilares da Criação. Este novo estudo mostra também evidências de duas estrelas em gestação nos pilares do centro e da esquerda, assim como um jato lançado por uma estrela jovem que escapou de ser detectado até agora.

A formação de mais estrelas em meios como o dos Pilares da Criação é uma verdadeira corrida contra o tempo, uma vez que a radiação intensa emitida pelas estrelas que já brilham continua a desfazer os pilares.

http://www.eso.org/public/images/eso1518b/

Esta imagem a cores foi criada a partir de observações dos Pilares da Criação obtidas pelo instrumento MUSE montado no Very Large Telescope do ESO. As partes do cubo de dados tridimensional do MUSE que correspondem à emissão dos diferentes elementos químicos nas nuvens foram extraídas e combinadas para criar esta imagem colorida da região. Créditos: ESO

Ao medir a taxa de evaporação dos Pilares da Criação, o MUSE deu aos astrônomos uma janela de tempo para além da qual estas estruturas deixam de existir. Os pilares perdem cerca de 70 vezes a massa do Sol a cada um milhão de anos. Com base na sua massa atual, que é cerca de 200 vezes a massa solar, os Pilares da Criação terão uma duração de vida esperada de talvez mais uns três milhões de anos, um piscar de olhos no tempo cósmico. Assim, estas colunas cósmicas icônicas poderiam também chamar-se Pilares da Destruição.

O trabalho foi descrito no artigo científico intitulado “The Pillars of Creation revisited with MUSE: gas kinematics and high-mass stellar feedback traced by optical spectroscopy” de A. F. McLeod et al., publicado em 30 de abril de 2015 na revista especializada Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.

Notas

[1] O pilar esquerdo, considerado como um objeto completo em toda a sua extensão, tem cerca de quatro anos-luz de comprimento. É o pilar mais comprido e tem cerca de duas vezes a altura do pilar direito.

Fonte

ESO: eso1518 — The Pillars of Creation Revealed in 3D — New study suggests that iconic structures more aptly named the Pillars of Destruction

Artigo Científico

The Pillars of Creation revisited with MUSE: gas kinematics and high-mass stellar feedback traced by optical spectroscopy

eso1518a-The-Pillars-of-Creation-revisited-with-MUSE-gas-kinematics-and-high-mass-stellar-feedback-traced-by-optical-spectroscopy

._._.

4 menções

  1. […] quentes e jovens além de notáveis pilares cósmicos de poeira e gás compõem a estrutura da ativa nebulosa NGC […]

  2. […] de estruturas semelhantes, os famosos Pilares da Criação [1] na Nebulosa da Águia [M16] e formações em NGC 3603, foram combinadas com as que aqui […]

  3. […] Esculpidas pela radiação energética emanada pelas massivas estrelas jovens e quentes, os formatos enegrecidos que habitam a região são, de fato, nuvens de gases resfriados e poeira provavelmente recheados de estrelas em processo de formação. […]

  4. […] quentes e jovens além de notáveis pilares cósmicos de poeira e gás compõem a estrutura da ativa nebulosa NGC […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!