Imagem de 25 anos do Hubble mostra o magnífico aglomerado e berçário estelar Westerlund 2

24 de abril de 1990 – Lançamento do Telescópio Espacial Hubble

http://apod.nasa.gov/apod/image/1504/westerlund2_hst.jpg

Esta imagem do aglomerado estelar Westerlund 2 celebra os 25 anos do Telescópio Espacial Hubble. Créditos: NASA, ESA, Hubble Heritage Team (STScI / AURA), A. Nota (ESA/STScI) & Westerlund 2 Science Team

Residindo a 20.000 anos-luz na direção da constelação de Carina, o jovem aglomerado e região de formação estelar Westerlund 2 preenche este panorama cósmico.

Esta imagem foi capturada através das câmeras de infravermelho próximo e luz visível do Observatório Espacial Hubble. Na verdade, essa estonteante paisagem faz parte da comemoração do 25o aniversário do lançamento do Telescópio Espacial Hubble Space Telescope em 24 de abril de 1990.

A densa concentração de estrelas massivas e luminosas tem 10 anos-luz de diâmetro.

Violentos ventos estelares aliados a radiação emanada a partir destas massivas estrelas jovens esculpiram e formataram o gás e poeira da região, gerando pilares de formação estelar que apontam de volta para o centro do aglomerado.

Pontos vermelhos em volta das estrelas mais brilhantes são as tênues estrelas recém nascidas, ainda encobertas pelos seus casulos de poeira e gás natal.

Além disso, vemos estrelas brilhantes azuis que não fazem parte propriamente do aglomerado de Westerlund 2, estas estão mais próximas, no primeiro plano deste campo de visão capturado em homenagem ao aniversário do Hubble.

http://hubblesite.org/newscenter/archive/releases/2015/12/image/b/

Detalhes de Westerlund 2

Os quadros explicados:

Quadro A [Acima e à esquerda] A peça central em destaque do tributo às bodas de prata do Hubble é Westerlund 2, um aglomerado gigante de cerca de 3.000 estrelas situadas 20.000 anos-luz de distância na constelação de Carina. A câmera de infravermelho próximo do Hubble perfura através do véu empoeirado que rodeia o berçário estelar, dando aos astrônomos uma visão clara da concentração de estrelas no aglomerado central. Com 2 milhões de anos de idade, esse gigante aglomerado estelar, medindo de 6 a 13 anos-luz de diâmetro, contém algumas das estrelas mais quentes, luminosas e massivas da nossa galáxia.

Quadro B [Acima e à direita] O aglomerado estelar é cercado pela região de formação de estrelas Gum 29. As estrelas mais massivas do aglomerado estão liberando uma torrente de radiação ultravioleta e ventos estelares com a força de um furacão cósmico, um rio de partículas carregadas, expulsando para longe a nuvem de gás hidrogênio que envolve a região onde o aglomerado se formou. A nebulosa revela uma paisagem de fantasia com pilares, cordilheiras, vales e filamentos de marrom-avermelhados de gás denso e poeira. As estrelas mais brilhantes na imagem são astros da Via Láctea em primeiro plano que não estão associadas com Westerlund 2.

Quadro C [Abaixo e à esquerda] Os pilares na região de formação de estrelas em torno Westerlund 2, composto de gás denso, estão a alguns anos-luz, apontando para o aglomerado central. Os pilares são berçários estelares. Além de esculpir o ambiente gasoso, a intensa radiação da mais brilhante das estrelas do conjunto está criando uma geração sucessiva de estrelas-bebê. A névoa azulada é um indicador da presença do gás oxigênio na nebulosa.

Quadro D [Abaixo e à direita] Os pontos vermelhos espalhados por toda a paisagem ao redor Westerlund 2 são uma rica população de protoestrelas, ainda envoltas em seus casulos de gás e poeira. Estas minúsculas e tênues estrelas-bebê têm idades entre 1 e 2 milhões de anos e ainda não iniciaram a nucleossíntese do hidrogênio em seus núcleos. Com a visão em infravermelho do Hubble os astrônomos podem identificar essas protoestrelas.

Na imagem abaixo os quadros A, B, C e D foram demarcados dentro do mosaico principal:

http://imgsrc.hubblesite.org/hu/db/images/hs-2015-12-g-compass_large_web.jpg

Fontes

NASA Unveils Celestial Fireworks as Official Image for Hubble 25th Anniversary

APOD: Cluster and Starforming Region Westerlund 2 – Créditos: NASAESA, the Hubble Heritage Team
(STScI / AURA), A. Nota (ESA/STScI) & Westerlund 2 Science Team

Hubblesite: Hubble Space Telescope Celebrates 25 Years of Unveiling the Universe

._._.

1 menção

  1. […] Imagem de 25 anos do Hubble mostra o magnífico aglomerado e berçário estelar Westerlund 2 […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!