Por que Marte parece se mover para trás ao longo do tempo?
Na maior parte do tempo, o movimento aparente de Marte no céu se dá um uma direção, lentamente porém com firmeza, à frente das estrelas distantes.
No entanto, a cada dois anos, a Terra ultrapassa Marte na ‘corrida orbital’ em volta do Sol.
Durante a passagem mais recente, que se iniciou no final de 2013, Marte se apresentou maior e mais brilhante (veja abaixo). Durante esse período Marte parece mover-se para trás no céu, em um fenômeno denominado movimento retrógrado.

O movimento de Marte em relação das estrelas de fundo, com anotações explicativas das constelações (Virgem e Corvo), a estrela mais brilhante (Espiga ou alfa Virginis) e as respectivas datas em que foi fotografado. Repare nos arcos descritos também por Ceres e Vesta, acima, à esquerda. Crédito: Tunç Tezel (TWAIN)
Nos mosaicos acima vemos combinada uma série imagens digitalmente empilhadas para que as estrelas de fundo coincidam em suas posições.
De fato, Marte parece traçar um fino laço orbital nos céus.
No centro do laço a Terra ultrapassou Marte e a velocidade do movimento retrógrado atingiu o seu ápice (veja o brilho mais intenso de Marte nas datas 08 de abril e 14 de abril – lembre-se que no mosaico o mês aparece antes do dia, conforme a notação Norte-Americana).
O movimento retrógrado é um fenômeno que pode ser visto em outros planetas do Sistema Solar.
Fonte
APOD: Retrograde Mars – Crédito ©:Tunç Tezel (TWAN)
._._.
2 comentários
Qual posição no Sudeste do Brasil, da para ver Marte?
Autor
Marte está hoje na constelação de Sagitário. Para saber onde estão os planetas use o site heavens above ou um programa como Stelarium.
http://www.heavens-above.com/skychart.aspx?lat=-22.9083&lng=-43.1971&loc=Rio+de+Janeiro&alt=7&tz=EBST