Uma fotografia colorida ou pintura abstrata?
Na realidade, trata-se de uma vista incomum de uma galáxia obtida com o instrumento MUSE, montado no Very Large Telescope do ESO.
As cores nas imagens astronômicas estão geralmente relacionadas com a cor real do objeto em questão. No entanto, nesta imagem as cores representam o movimento das estrelas que compõem a galáxia elíptica gigante Messier 87 – uma das galáxias mais brilhantes do Aglomerado da Virgem, que se situa a cerca de 50 milhões de anos-luz de distância.
O vermelho indica que as estrelas nessa região do objeto estão, de um modo geral, a afastando-se de nós, enquanto o azul significa que as estrelas se aproximam de nós, com o amarelo e o verde em velocidades intermediárias.
Este novo mapa da Messier 87 obtido pelo MUSE mostra estas tendências mais claramente do que nunca. O mapa revela uma rotação lenta deste objeto massivo, a região azulada (em cima e à esquerda) desloca-se na nossa direção e a região avermelhada (embaixo e à direita) afasta-se de nós.
O mapa mostra também algumas características inesperadas. Por exemplo nota-se a inversão das cores no centro da imagem, com a cor azulada na parte inferior central e o amarelo-alaranjado na parte superior. Tal sugere que a Messier 87 pode ter tido um passado mais dramático do que o que supúnhamos, podendo bem ser o resultado da fusão de várias galáxias.
Estas observações estão descritas num artigo científico escrito por uma equipe liderada por Eric Emsellem, Chefe do Gabinete de Ciência do ESO, publicado nas cartas na revista da especialidade Monthly Notices of the Royal Astronomical Society.
Para saber mais sobre esta galáxia gigante leia: A galáxia M87 dá um show cósmico que foi assistido por 390 astrônomos
Fonte
Artigo Científico
A kinematically distinct core and minor-axis rotation: the MUSE perspective on M 87
._._.
2 menções
[…] galáxia predominante no aglomerado de Virgem é a gigantesca galáxia elíptica M87, vista abaixo e à esquerda do quadro central. À direita da M87 está uma corrente de galáxias […]
[…] galáxia predominante no aglomerado de Virgem é a gigantesca galáxia elíptica M87, vista abaixo e à esquerda do quadro central. À direita da M87 está uma corrente de galáxias […]