«

»

set 26

Via Láctea e Nuvens de Magalhães no Salar de Atacama por Alex Tudorica

http://apod.nasa.gov/apod/image/1409/AtacamaSaltLagoon_tudorica_2320.jpg

Via Láctea e o Salar de Atacama por Alex Tudorica

Galáxias, estrelas e uma piscina reflexiva serena foram combinadas nesta memorável paisagem terrestre e celeste. O belíssimo panorama é composto de um mosaico com 12 imagens capturadas em agosto de 2014 no Salar de Atacama, norte do Chile.

A água calma pertence a Laguna Cejar, uma lagoa salina onde aqui vemos a silhueta do seu profundo buraco característico, um ‘ralo de pia’ (sinkhole).

À esquerda desta imagem vemos a noiva do astro-fotógrafo Alex Tudorica, trabalhando para capturar outras cenas da fotogênica região.

O céu noturno está repleto de incontáveis estrelas, com destaques para as galáxias vizinhas Grande e Pequena Nuvens da Magalhães, à esquerda, a enorme faixa da nossa galáxia Via Láctea em diagonal, à direita da foto.

Aqui, a Via Láctea parece estar causando um distúrbio luminoso no horizonte, mas na verdade, tratam-se apenas das luzes emitidas de uma cidade próxima. Veja abaixo a mesma imagem, com anotações:

http://apod.nasa.gov/apod/ap140916.html

Anotações: SMC (Pequena Nuvem de Magalhães), LMC (Grande Nuvem de Magalhães), Galactic Center (Centro da galáxia Via Láctea), Deep Sinkhole (Buraco Profundo no Lago – ‘ralo de pia’) e a estrela Antares. Crédito: Alex Tudorica

Fonte

APOD: Milky Way above Atacama Salt Lagoon – Crédito ©: Alex Tudorica (AIfA, U. Bonn)

._._.

2 menções

  1. Auroras e a Via Láctea sobre a Antártica por LI Hang

    […] como manchas estendidas perto do topo da image, à direita, estão a Grande e a Pequena Nuvem de Magalhães, galáxias satélites vizinhas da enorme Via […]

  2. Auroras e a Via Láctea sobre a Antártica por LI Hang » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] além, visíveis como manchas estendidas perto do topo , estão as Grandes e Pequenas Nuvens de Magalhães, galáxias satélites vizinhas da enorme Via […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!