Seth Shostak responde a questão: por que os aliens querem tanto visitar a Terra?

Why the Aliens [Do Not] Want Earth? por Seth Shostak

http://www.huffingtonpost.com/seth-shostak/why-the-aliens-want-earth_b_5638350.htmlOs agentes galácticos de viagem devem estar oferecendo a Terra como atração especial com um grande desconto! Em um filme atrás do outro, os alienígenas decidem deixar de lado as maravilhosas atrações da Via Láctea disponíveis, tais como as estrelas de nêutrons, nuvens de anti-matéria, Júpiteres quentes e o buraco negro supermassivo central com a massa de 4,3 milhões de sóis… em favor da nossa Terra. O pequeno pedaço de rocha onde habitamos é o lugar turístico mais popular da galáxia… Será?

Olhando um abreviado rol de filmes de invasões alienígenas temos uma ideia disto: O Dia da Independência, Guerra dos Mundos, Super-Homem II, Marte Ataca, O Dia em que a Terra Parou, Palhaços Assassinos do Espaço sideral, Oblivion… Todos estes filmes compartilham a mesma premissa: a Terra é como o “mel das abelhas”, cosmicamente falando.

Mas, efetivamente, nós temos que saber o que poderia motivar criaturas de outros mundos a suportar uma jornada de centenas de trilhões de quilômetros para visitar o nosso planeta. É uma viagem tão implacavelmente desprovida de cenário que sua nave espacial nem precisaria janelas. Por que se preocupar conosco então?

http://www.seti.org/users/seth-shostak

Seth Shostak afirma ter desenvolvido um interesse na vida extraterrestre com a tenra idade de dez anos, quando ele leu pela primeira vez um livro sobre o Sistema Solar. Este começo inocente acabou levando a sua graduação em radioastronomia e depois como astrônomo sênior. Seth Shostak é um participante entusiasmado no Instituto SETI de busca pela vida extraterrestre. Ele também lidera a Comissão Permanente da SETI na Academia Internacional de Astronáutica.

Eu mesmo (Seth Shostak) tenho respondido esta pergunta, pelo menos, uma meia dúzia de vezes, indagadas por roteiristas de Hollywood e a melhor resposta que posso exprimir é:

Eu não sei!

A minha resposta a questão é claramente decepcionante e empobrecida. A resposta de costume dada pelos cineastas é recorrer a dois incentivos banais por conta dos aliens, ou seja, (1) uma busca por recursos naturais e (2) experimentos de melhoramento genético.

Francamente e para não estragar a festa de ninguém, tais objetivos não fazem sentido.

Considere a ideia de que os extraterrestres querem recursos naturais para as suas necessidades industriais. É bom imaginar que a Terra é valiosa como uma fonte de mineração, mas o que nós temos aqui em nosso mundo que eles não têm???

Água?

Uma sugestão frequente é busca pela água. Mas isso é uma grande bobagem: O Universo é inundado de água, graças à abundância de seus dois ingredientes atômicos, o hidrogênio e o oxigênio. Esses dois elementos químicos estão em toda parte!

http://www.portal-cinema.com/2013/08/oblivion-as-falhas-e-os-pormenores-mal.html

Oblivion: Tanto esforço, guerra, extermínio só para buscar água aqui na Terra?

E mais, há mais água em algumas das luas de Júpiter, Europa e Ganimedes (leia: Em Ganimedes os oceanos e gelos estão dispostos em camadas que podem ter 800 km de profundidade!) e possivelmente em Titã (leia: Comportamento orbital de Titã pode sugerir a presença de vasto oceano sob a superfície da maior lua de Saturno?), lua de Saturno, do que aqui em todos nos mares da Terra. Ninguém vai se arrepiar se os aliens optarem por removê-las. Mas, na verdade, os próprios aliens podem economizar os gigantescos custos de armazenamento e transporte se procurarem água em seu próprio sistema solar. Certamente por lá deve estar sobrando água e não vão precisar ir tão longe para buscá-la…

Minerais? Metais?

Desenterrar outros minerais e metais é igualmente desnecessário e inconveniente. O Cosmos inteiro é feito dos mesmos elementos (mais ou menos nas mesmas proporções), como é aqui em nossa vizinhança. Você não precisa de importar matéria prima por anos-luz de distância.

Terras para cultivar?

Talvez eles só precisam de terras para cultivar? Como o capitão Bligh, talvez os aliens estejam esperando encontrar um lugar para crescer fruta-pão, ou qualquer que seja o equivalente galáctico disso. Mais uma vez, este é o tipo de incentivo que pode funcionar se você não precisa primeiro atravessar o espaço interestelar. Se você tem a tecnologia para fazer isso, basta considerar a construção de estufas em órbita do seu planeta, no seu próprio sistema solar. Elas vão sair muito mais baratas e os produtos vão ser mais frescos. E, honestamente, se os campos da Terra são tão atraentes, por que não algum alien ainda não plantou nada aqui antes (que tal um fruta-pão Klingon), milhões ou bilhões de anos atrás? Parece que nosso imobiliário terrestre é um mercado ruim na galáxia…

Biogenética? Clonagem?

Experimentos de criação e reprodução são ainda menos plausíveis, mesmo que muitos cinéfilos até se sintam como participantes. Qualquer um que tenha tido aulas de biologia básica saberá reconhecer que a reprodução de aliens com outras espécies aqui na Terra (todas as espécies terrestres carregam DNA, portanto, são estreitamente ligadas a nós mesmos) não é apenas difícil, é infrutífera, sem sombra de dúvida. E possivelmente ilegal.

http://astropt.org/blog/2014/07/20/invasion-of-the-body-snatchers/

Donald Sutherland em Invasores de Corpos: neste filme de terror e ficção científica os alienígenas invadiram a Terra. Mas, desta vez, os aliens não usam grandes armas de massiva destruição. Os extraterrestres atuam criando réplicas das pessoas (em exóticos casulos vegetais, durante a noite) e as substituindo quando elas adormecem.

Ajuda alienígena?

‘Agentes da moda’, muitas vezes, invocam um interesse coletivo social cosmológico e sugerem que os extraterrestres estão aqui para nos salvar de nós mesmos (!). Além do fato óbvio de que os aliens desconhecem nos nossos problemas contemporâneos como a mudança climática ou a proliferação nuclear (nossos noticiários não chegaram a eles no momento), por que os alienígenas estariam interessados​​? Aposto que os dinossauros teriam desejado um pouco de ajuda estrangeira (alienígena) para dar a um asteroide vilão uma cutucada espacial há uns 66 milhões de anos e salvá-los da extinção, quem sabe? Parece que os extraterrestres não se incomodam com isso. Somos nós muito mais merecedores desta ‘ajuda solidária externa’?

Não e não! Pensando racionalmente, as coisas verdadeiramente especiais sobre a Terra são provavelmente a nossa biota e da nossa cultura. Os aliens poderiam aprender muito sobre nosso mundo apenas analisando a assinatura espectral da nossa atmosfera ou sintonizar-se com os nossos programas de TV. Tal iria salvar um enorme custo alienígena de vir até aqui, evitando a viagem real.

Apesar dos dramas que vemos nos Cinemas locais, os aliens reais não estão loucos para nos visitar. O que nós temos aqui, os alienígenas também têm. Assim, obviamente, nossa campainha cósmica não vai tocar. Nós não estamos na lista alienígena de objetivos, definitivamente.

Fonte

Huffingtonpost.com – Why the Aliens Want Earth? por Seth Shostak

._._.

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Viriam por curiosidade da nossa civilização e sobretudo “civilização” (que seres “inteligentes” mas tão idiotas que brigam tanto entre si, acreditam em seres mágicos, são bem preconceituosos, etc).

    Outros por puro sadismo para atacar gratuitamente, escravizar mesmo sem necessidade e outros atos cruéis semelhantes aos muitos “humanos” daqui.

    Essa de que eles viriam nos ajudar, so “salvadores”, nada mais é do que a versão moderna do “salvador” que a maioria das religiões possuem e é uma esperança literal de só ficar “esperando ad infinitum”…

    1. Na verdade, a mensagem que o Seth Shostak passou no artigo em questão é bem simples “Os Aliens não viriam aqui.”

  2. Porque a NASA não utiliza Drones ao invés de mini-Jeeps em Marte?

      • ROCA em 13/07/2016 às 11:55
        Autor

      Embora a ideia seja boa, a atmosfera de Marte é muito rarefeita. A atmosfera marciana tem apenas 0,6% da densidade da atmosfera terrestre ao nível do mar, ou seja, não é possível o uso de drones com hélices como temos aqui na Terra.

      https://en.wikipedia.org/wiki/Atmosphere_of_Mars

      No entanto a NASA está pensando em uso de drones a partir de 2020, mas há desafios tecnológicos a serem superados, não só no tamanho das hélices e do motor mas também da energia para ser auto-sustentável. Leia aqui na Space.com:

      http://www.space.com/28360-nasa-mars-helicopter-drone.html

      \o/

  3. Acredito que nos visitariam para acrescentar conhecimento. Mas por quê julgar que é tão impossível terem interesse por nosso planeta? Assim como nós estamos loucos por descobrir novos mundos e nossas raças…

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!