
Enquanto a sonda robótica Rosetta se aproxima do seu cometa alvo, o 67P Churyumov-Gerasimenko, a forma do núcleo cometário foi revelada como um “binário de contato”: duas estruturas desiguais em tamanho mas em contato entre si. Juntos, os objetos têm de cerca de 4,0 por 3,5 km de tamanho. Créditos: ESA / Rosetta / MPS for OSIRIS Team MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA
Incrível notícia: Rosetta manda imagens que revelam que o cometa 67P-Churyumov-Gerasimenko é uma dupla de objetos, um sistema binário de contato.

Modelagem 3D do cometa 67P. Créditos: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team/MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA

Animação das imagens capturadas pela sonda Rosetta mostra uma visão em 3D do cometa 67P. Créditos: ESA / Rosetta / MPS for OSIRIS Team MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA
Emily Lakdawalla comentou no Planetary Society:
Estou de volta das férias e lutando para recuperar o atraso, mas eu não podia esperar para colocar essas novas imagens surpreendentes do cometa Churymov-Gerasimenko de Rosetta. O núcleo do cometa é claramente um binário de contato – dois menores (e objetos de tamanho desigual), em contato próximo. A página da CNES onde esta foto foi liberada diz todo o núcleo mede 4 por 3,5 km, em bom acordo com as estimativas do Hubble e do Spitzer. Philippe Lamy é citado por estimar que os dois componentes teriam entrado em contato a uma velocidade relativa de cerca de 3 metros por segundo, a fim de ficar juntos desta forma.
Esta forma incomum poderia apresentar um desafio de navegação para a equipe que coordena a mini sonda Philae que vai pousar no cometa. O navegador Eric Jurado, que irá guiar a sonda Philae disse:
A navegação em torno de um tal corpo não deve ser muito mais complexa do que em torno de um núcleo do tipo esférica irregular, mas o pouso da sonda Philae (previsto para Novembro de 2011), no entanto, poderá ser muito mais difícil, já que esta forma irregular restringe as zonas de pouso em potencial.
Alex Parker veio com a melhor explicação para o formato do cometa:
Uma bota? Uma bigorna? Não, o Churyumov-Gerasimenko é um patinho de borracha 🙂
A notícia gerou impacto, tanto é que a ESA retirou as fotos da fonte original. Leia as explicações no blog da missão Rosetta:
Esta estrutura assimétrica nos lembra o asteroide ‘pilha de escombros’, o Itokawa, recentemente analisado pela equipe do ESO, veja imagem abaixo:
Fontes
Planetary Society: Quick Rosetta update: Churyumov-Gerasimenko is a contact binary! por Emily Lakdawalla
http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-243
._._.
Comentários Recentes