Rosetta revela a estrutura incomum do cometa 67P-Churyumov-Gerasimenko – um binário de contato

http://www.planetary.org/multimedia/space-images/small-bodies/comet-churyumov-gerasimenko-20140711.html

Enquanto a sonda robótica Rosetta se aproxima do seu cometa alvo, o 67P Churyumov-Gerasimenko, a forma do núcleo cometário foi revelada como um “binário de contato”: duas estruturas desiguais em tamanho mas em contato entre si. Juntos, os objetos têm de cerca de 4,0 por 3,5 km de tamanho. Créditos: ESA / Rosetta / MPS for OSIRIS Team MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA

Incrível notícia: Rosetta manda imagens que revelam que o cometa 67P-Churyumov-Gerasimenko é uma dupla de objetos, um sistema binário de contato.

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-243

Modelagem 3D do cometa 67P. Créditos: ESA/Rosetta/MPS for OSIRIS Team/MPS/UPD/LAM/IAA/SSO/INTA/UPM/DASP/IDA

http://apod.nasa.gov/apod/ap140721.html

Animação das imagens capturadas pela sonda Rosetta mostra uma visão em 3D do cometa 67P. Créditos: ESA / Rosetta / MPS for OSIRIS Team MPS / UPD / LAM / IAA / SSO / INTA / UPM / DASP / IDA

Emily Lakdawalla comentou no Planetary Society:

Estou de volta das férias e lutando para recuperar o atraso, mas eu não podia esperar para colocar essas novas imagens surpreendentes do cometa Churymov-Gerasimenko de Rosetta. O núcleo do cometa é claramente um binário de contato – dois menores (e objetos de tamanho desigual), em contato próximo. A página da CNES onde esta foto foi liberada diz todo o núcleo mede 4 por 3,5 km, em bom acordo com as estimativas do Hubble e do Spitzer. Philippe Lamy é citado por estimar que os dois componentes teriam entrado em contato a uma velocidade relativa de cerca de 3 metros por segundo, a fim de ficar juntos desta forma.

Esta forma incomum poderia apresentar um desafio de navegação para a equipe que coordena a mini sonda Philae que vai pousar no cometa. O navegador Eric Jurado, que irá guiar a sonda Philae disse:

A navegação em torno de um tal corpo não deve ser muito mais complexa do que em torno de um núcleo do tipo esférica irregular, mas o pouso da sonda Philae (previsto para Novembro de 2011), no entanto, poderá ser muito mais difícil, já que esta forma irregular restringe as zonas de pouso em potencial.

http://twitter.com/Alex_Parker/status/489051113371758592/photo/1

Patinho de borracha?

Alex Parker veio com a melhor explicação para o formato do cometa:

Uma bota? Uma bigorna? Não, o Churyumov-Gerasimenko é um patinho de borracha 🙂

Cosmic Duck

A notícia gerou impacto, tanto é que a ESA retirou as fotos da fonte original. Leia as explicações no blog da missão Rosetta:

ACCESS TO ROSETTA DATA

Esta estrutura assimétrica nos lembra o asteroide ‘pilha de escombros’, o Itokawa, recentemente analisado pela equipe do ESO, veja imagem abaixo:

http://eternosaprendizes.com/2014/03/25/eso-detalha-a-anatomia-do-asteroide-itokawa/

Visão esquemática do astetoide (25143) Itokawa. Crédito: ESO/JAXA

Fontes

Planetary Society: Quick Rosetta update: Churyumov-Gerasimenko is a contact binary! por Emily Lakdawalla

http://www.jpl.nasa.gov/news/news.php?release=2014-243

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!