As sombras profundas criam contrastes dramáticos entre a luz e a escuridão (chiaroscuro) neste close-up de alta resolução da superfície marciana.
Gravado em 24 de janeiro de 2014 pela câmera HiRISE a bordo da Mars Reconnaissance Orbiter, a cena se estende por cerca de 1,5 km através de um campo de dunas de areia em uma cratera nas terras altas do sul.
A imagem foi capturada quando o Sol estava a apenas 5 graus acima do horizonte local, apenas as cristas das dunas se destacam em plena luz solar.
Com o longo e frio inverno se aproximando no hemisfério sul do planeta vermelho, cumes brilhantes de geada sazonal alinham as dunas marcianas.
Na foto acima vemos dunas de areia geradas pelo vento em Marte, ondulando de um modo semelhante ao da Terra. A luz do sol está vindo da direção superior esquerda. Onde a luz atinge a superfície que você pode ver o tom avermelhado familiar, isto mesmo, ferrugem: poeira muito fina de grãos carregados de óxido de ferro!
Mas, nas sombras, onde o Sol não chega, as áreas são frias o suficiente para que o dióxido de carbono no ar marciano congele, formando uma fina camada de gelo seco na superfície. Você pode na foto a geada não apenas cobrindo as dunas em geral, mas escondendo-se nas depressões das ondulações também.
Fontes
APOD: Martian Chiaroscuro – Créditos: HiRISE, MRO, LPL (U. Arizona), NASA
Discover: Frosty blue dunes on Mars por Phil Plait
._._.
Comentários Recentes