«

»

fev 28

As duas caudas opostas do cometa Garradd

As caudas opostas do Cometa Garradd. Crédito©: Robert Pölzl

Porque o Cometa Garradd tem duas caudas?

Na imagem acima, à esquerda, vemos a cauda de poeira do cometa Garradd composta de fragmentos de gelo e escombros que seguem o cometa em sua órbita em volta do Sol.

No lado oposto, à direita, se apresenta a cauda iônica do cometa Garradd, composta de plasma (gás ionizado) soprada pelo diretamente pelo Sol através do vento solar. A maioria dos comentas mostra suas duas caudas, embora seja incomum que ambas apareçam em direções opostas.

Cometa Garradd está atualmente exibindo suas caudas em oposição por causa da oportuna posição da Terra em relação ao cometa e o Sol, fornecendo um ângulo de visão intermediário. A imagem acima foi capturada na semana passada e mostra o rabo de poeira amarelado em função da reflexão acromática da luz solar. Por outro lado, a cauda iônica brilha suavemente em tons azulados uma vez que os íons de monóxido de carbono (CO) refletem a luz solar de forma mais eficiente.

No centro, envolvendo o núcleo cometário, se destaca a coma pintada de verde, colorida assim como resultado de uma mistura de gases e poeira que incluem o cianogênio, emissor  no espectro verde. Embora o cometa Garradd  esteja se afastando do Sol, este se irá passar o mais próximo da Terra dentro de alguns dias.

Caminho do Cometa Garradd. Crédito: Sky & Telescope

O cometa atingiu o periélio em 23 de dezembro de 2011, quando chegou a 230 milhões de quilômetros do Sol. A menor distância da Terra, o perigeu, ocorrerá em 5 de março de 2012, quando Garradd atingirá 180 milhões de km de distância da Terra.

Fontes

APOD: The Opposing Tails of Comet Garradd  Crédito©: Robert Pölzl

Apolo11.com: Veja o cometa Garradd. Muito mais interessante que Elenin

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!