Exoplanetas circumbinários criam uma nova classe de sistemas estelares?

Sóis gêmeos fornecem não apenas espetaculares efeitos visuais mas também fariam com que as mudanças climáticas nos mundos circumbinários sejam dramáticas. Credito: Lynette R. Cook.

Sistemas planetários circumbinários são aqueles onde um exoplaneta orbita o centro de gravidade de duas estrelas próximas entre si [1].

Há alguns meses focamos na descoberta de Kepler-16b, um exoplaneta que orbitava duas estrelas na forma circumbinária, o que difere da clássica situação onde um exoplaneta orbita somente uma das estrelas de um sistema binário.  Kepler-16b foi, na ocasião, considerado interessante, mas altamente incomum, por causa das dificuldades físicas em se estabelecer órbitas estáveis ao redor de um par de estrelas binárias próximas entre si.

Agora, temos a missão Kepler trazendo novas na fronteira das descobertas de exoplanetas: dois novos sistemas com planetas circumbinários – Kepler 34 e Kepler 35 – contestam a tese de que exoplanetas circumbinários são tão raros como se pensava. Os novos exoplanetas são o Kepler 34b e o Kepler 35b [ou melhor, em termos de nomenclatura: Kepler 34(AB) b e Kepler 35(AB) b].

Diagrama comparativo mostra as órbitas das estrelas binárias em torno do seu centro de massa e o exoplaneta que as orbita nos sistemas Kepler 34, Kepler 35 e Kepler 16. Crédito: Welsh et al. (Nature)

William Welsh (San Diego State University), que apresentou as descobertas no recente encontro da AAS comentou:

Acreditava-se que o ambiente em volta de um par de estrelas seria extremamente caótico para a formação de um exoplaneta circumbinário, mas temos a confirmação de 3 destes planetas [nos sistemas Kepler 16, 34 e 35] e agora sabemos que é possível e provável que existam milhões destes sistemas na nossa galáxia.

Kepler 34b é um exoplaneta que orbita um par de estrelas similares ao Sol a cada 289 dias enquanto que as duas estrelas orbitam seu centro de massa em 28 dias.

Kepler 35b orbita o centro de massa do seu sistema a cada 131 dias e as estrelas tem respectivamente 80% e 89% da massa do Sol. As estrelas Kepler 35A e Kepler 35B orbitam seu centro de massa a cada 21 dias.

Ambos os sistemas residem na direção da constelação de Cygnus. Kepler 34 dista 4.900 anos luz e Kepler 35 fica a 5.400 anos luz da Terra.

Os dois exoplanetas recém-descobertos, Kepler 34(AB) b e Kepler 35(AB) b, têm tamanho similar ao de Saturno e passam a fazer parte agora de uma nova classe de exoplanetas, junto com Kepler 16b. Possivelmente, em breve, a missão Kepler irá suprir mais novos exemplos dessa intrigante categoria de sistemas.

Mudanças climáticas dramáticas em frações de tempo

Laurance Doyle (Instituto SETI), coautor do artigo cientifico citou sobre “… o novo campo de planetologia circumbinária comparativa…”, que ele julga ter sido agora criado em função destes três exemplos descobertos pelo Kepler.

Por outro lado, agora há mais fontes de inspiração para os escritores de ficção científica que buscam exemplos de casos únicos de planetas em cujas órbitas receberiam continuas mudanças na luz suprida pelos seus sóis.

Os efeitos no clima local em tais exoplanetas causados pela interferência das suas duas estrelas seriam suficientes para gerar mudanças climáticas contundentes em pequenas janelas de tempo, algo como um ano de mudanças climáticas que presenciamos aqui na Terra se desenvolvendo em apenas alguns dias. Welsh afirmou:

Os efeitos destes desvios climáticos influenciariam sobremaneira na dinâmica atmosférica e consequentemente no potencial desenvolvimento da evolução da vida em exoplanetas circumbinários habitáveis. Trata-se de um fascinante tópico que estamos apenas começando a explorar.

O artigo assinado por Welsh et al.  “Transiting circumbinary planets Kepler-34 b and Kepler-35 b” foi publicado na Nature em 11 de janeiro de 2012.

Nota

[1] Um planeta circumbinário é um exoplaneta que orbita duas estrelas ao invés de uma. Por causa da proximidade e da órbita de algumas estrelas binárias, os cientistas estimam que o único meio para estes exoplanetas se formarem é fora da órbita das duas estrelas. Até a recente descoberta de Kepler 16b nós sabíamos de poucos sistemas exóticos confirmados, contendo exoplanetas circumbinários, tais como: PSR B1620-26 e HW Virginis. Para saber mais, leia: Missão Kepler descobre mundo com dois sóis no sistema binário Kepler 16.

Fontes

Enciclopédia dos Exoplanetas:

Eternos Aprendizes: Missão Kepler descobre mundo com dois sóis no sistema binário Kepler 16

Centauri Dreams: Circumbinary Planets: A New Class of Systems?

Nature: Transiting circumbinary planets Kepler-34 b and Kepler-35 b

._._.

1204.3955 – Transiting circumbinary planets Kepler-34 b and Kepler-35 b

2 comentários

1 menção

  1. Olá Roca, boas, temos novidades do Kepler-36b ou do Kepler-36c? Muito Obrigada e continue.

  2. Muito interessante o artigo! Fico aqui pensando como seria a zona habitável de um sistema desses. Talvez pudesse ser muito maior do que um sistema planetário com uma estrela só!

  1. […] de massa que ambos os corpos estelares rodeiam. Tornando as coisas ainda mais complicadas, um exoplaneta em um sistema circumbinário jamais viajaria em um círculo, em vez disso, a sua órbita oscilaria através da interação […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!