«

»

jan 09

A fascinante galáxia espiral NGC 6946 processada por Robert Gendler usando imagens do telescópio Subaru

Face a face com a galáxia espiral NGC 6946. Créditos: imagem composta - Subaru Telescope (NAOJ) e Robert Gendler; processamento - Robert Gendler

A partir do nosso ponto de observação na nossa galáxia, a Via Láctea, vemos uma face da galáxia NGC 6946 em sua plenitude. Esta enorme e belíssima galáxia espiral reside a “apenas” 10 milhões de anos luz de distância de nós, atrás de um véu de poeira e estrelas na constelação de Cepheus.

Do núcleo para fora as cores da galáxia mudam da luz amarelada das estrelas antigas no centro para a luz azulada das estrelas pertencentes aos jovens aglomerados estelares até as avermelhadas regiões de formação estrelas ao longo dos formidáveis braços espirais galácticos.

NGC 6946 também brilha na espectro do infravermelho pela sua riqueza em gás e poeira, que se manifesta em uma alta taxa de nascimento e morte de estrelas. De fato, desde o século 20 pelo menos 9 supernovas, a gloriosa morte explosiva de estrelas massivas foram observadas na NGC 6946. Desta forma, NGC 6946 é a galáxia líder nas estatísticas de supernovas, superando os segundos lugares M61 (NGC 4303) e M83 (NGC 5236), cada uma com 6 registros.

NGC 6946 foi descoberta por pelo astrônomo William Herschel em 9 de setembro de 1798. Por ter uma magnitude de 8,9 esta galáxia é invisível a olho nú.

Com cerca de 40.000 anos-luz de diâmetro a galáxia NGC 6946 tem o apelido de galáxia dos fogos de artifício. Este notável retrato da NGC 6946 é uma imagem composta que reúne fotos do telescópio de 8,2 metros Subaru em Mauna Kea, tratado pelo competente Robert Gendler.

Fontes

NGC 6946, Spiral Galaxy in Cepheus – Composite Image assembled using Luminance data from the Subaru Telescope (NAOJ) and RGB data by Robert Gendler

APOD: Facing NGC 6946 Créditos: imagem composta – Subaru Telescope (NAOJ) e Robert Gendler; processamento – Robert Gendler

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!