
Cerca de 1.600.000 de galáxias dentro do Universo infravermelho pesquisado pelo programa 2MASS estão demonstradas aqui. Clique na imagem para ver a versão em alta resolução. Créditos: 2MASS, T. H. Jarrett, J. Carpenter & R. Hurt
Estariam as galáxias mais próximas de nós distribuídas uniformemente ao acaso?
A pesquisa de ‘todo-o-céu’ 2MASS (Two Micron All Sky Survey) tentou responder esta questão que há tempos intriga os astrônomos. Um quadro composto de 1,6 milhões de galáxias montado pelo recenseamento cósmico 2MASS que mapeou as mais brilhantes “fontes extensas” demonstra que a resposta é NÃO!
A vasta maioria das “fontes extensas” de infravermelho mapeadas pela 2MASS são de fato galáxias. Na imagem acima vislumbramos uma incrível tapeçaria de estruturas cósmicas que fornece os limites de como o Universo se formou e se desenvolveu.
Muitas galáxias estão gravitacionalmente ligadas em conjuntos que compõem os aglomerados de galáxias, os quais se agregam em estruturas fracamente ligadas, os superaglomerados. Os superaglomerados galáxias, por sua vez, se alinham em objetos ainda maiores, as estruturas de larga escala.
Contrastando, nesta imagem, estrelas muito brilhantes residentes dentro da nossa galáxia Via Láctea se apresentam dentro da faixa vertical azulada.
Confira abaixo esta ausência de uniformidade na simulação computacional do Universo em larga escala, representado em 3D:
Fonte
APOD: One Million Galaxies – Crédito: 2MASS, T. H. Jarrett, J. Carpenter, & R. Hurt
._._.
Comentários Recentes