Durante a noite de hoje, na madrugada de 21/dezembro/2010, a Lua ficará obscurecida com a sombra da Terra.

Eclipse lunar no solstício de Inverno (Hemisfério Norte). Crédito: Jerry Lodriguss (Catching the Light)
O eclipse total lunar, quando a Lua inteira desaparece encoberta pela sombra da Terra será visível em toda a América do Norte, enquanto que a fase parcial deste evento será visível em grande parte do resto do mundo (ver abaixo*).
Observadores posicionados na costa leste da América do Norte terão que esperar a meia-noite para observar o fenômeno enquanto que os habitantes da costa oeste conseguirão vislumbrar a Lua obscurecida antes da meia-noite.
Na imagem acima vemos uma previsão digital em uma montagem que coloca a Lua posicionada e sua vizinhança celeste no momento em que acontecerá o escurecimento máximo.
Partes da Lua dento do círculo rotulado de umbra aparecerão escuros pois a luz solar estará totalmente bloqueada pela Terra. Partes da Lua dentro do círculo com rótulo penumbra serão expostas parcialmente a luz do Sol e irão refletí-la.
O brilho temporariamente reduzido da Lua cheia permitirá aos observadores vislumbrarem as maravilhas do céu tais como a remanescente de supernova Simeis 147, o aglomerado estelar aberto M35 e a Nebulosa do Caranguejo M1.
Coincidentemente este eclipse ocorre exatamente no dia mais curto do ano no hemisfério norte (mais longo do hemisfério sul), o chamado solstício de inverno. Este ‘eclipse de solstício’ ocorre agora pela primeira vez em 372 anos. É importante notar que o último evento similar ocorreu em 21 de dezembro de 1638 e, segundo Geoff Chester do US Naval Observatory, o eclipse de 1638 foi a única ocorrência deste tipo registrada em 2.000 anos, ou seja, desde o século I. Dada a raridade do evento, os astrônomos agora se perguntam quando novamente esta coincidência de datas se repetirá. Felizmente, os observadores não terão que esperar por mais vários séculos, o próximo ‘eclipse de solstício’ de inverno ocorrerá em 21/12/2094.
Para saber mais detalhes, visite NASA-Science: Solstice Moon Eclipse
(*) Na figura abaixo vemos as regiões onde o eclise total será visto (em branco) e os locais que verão a penumbra (tons de cinza), além dos locais que nada observarão.
Fotos do eclipse de solstício
Na Spaceweather.com você poderá ver fotos atuais do eclipse, como as que postamos mais abaixo, capturadas por:
(clique em cada nome na lista para ver as imagens fornecidas pelos observadores)
- Rod Lindley de Dallas, TX;
- Kevin R. Witman de Cochranville, Pennsylvania;
- John W. O’Neal, II de Amherst, Ohio;
- Evan Ludes de Omaha, Nebraska;
- John Stetson de Southport, CT;
- Mark A. Brown de Carlisle, Pennsylvania;
- Giancarlo Ubaldo Nappi de Belo Horizonte MG, Brasil;
- Phil Harrington de Long Island, NY;
- Mike Mezeul II de Sachse, Tex.
Veja também 20 imagens do Eclipse Lunar no AstroPt.
Fontes
APOD: A Lunar Eclipse on Solstice Day – Crédito©: Jerry Lodriguss (Catching the Light)
NASA-Science: Solstice Moon Eclipse
http://mreclipse.com/Special/LEnext.html
Universe Today: Total Lunar Eclipse Information – December 21, 2010
._._.
2 menções
[…] Durante este eclipse total lunar, uma parte do globo, principalmente no hemisfério norte, viu o disco lunar se apresentar na cor do cobre em uma fria noite de inverno (para quem vive no Norte, é claro). A Lua se tornou avermelhada, iluminada pela luz filtrada no disco central da umbra terrestre. […]
[…] This post was mentioned on Twitter by Hélio jacob and Aru , Estefferson Torres. Estefferson Torres said: Eclipse lunar total de 21 de dezembro de 2010: Durante a noite de hoje, na madrugada de 21/dezembro/2010, a Lua … http://bit.ly/hSVkqd […]