
A lua de Marte Fobos capturada pela Mars Express da ESA. Crédito: G. Neukum (FU Berlin) et al., Mars Express, DLR, ESA; Peter Masek
Por que Fobos é tão escura?
Fobos, a maior e mais interna das duas luas de Marte é a lua mais escura em todo o Sistema Solar. Sua órbita incomum e coloração indicam fortemente que se trata de um asteróide capturado composto de uma mistura de rochas escuras e gelo.

Fobos flutua sobre Marte em foto capturada pela sonda Mars Express da ESA. Crédito: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum)
A foto acima de Fobos flutuando próxima ao horizonte de Marte foi capturada no mês passado pela High Resolution Stereo Camera (HRSC) da espaçonave robótica Mars Express operada pela Agência Espacial Européia (ESA), durante a órbita #7982 ao redor do Planeta Vermelho.

Fobos passa através do campo de visão de super resolução da High-Resolution Stereo Câmera da Mars Express. Nota-se aqui quão Fobos é mais escuro que Marte. Crédito: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum)
Fobos é uma lua árida, polvilhada de crateras. Sua maior cratera está localizada no na lado oposto ao mostrado nesta foto.

Esta foto antiga de Fobos, capturada pela Mars Global Surveyor, revelou que esta pequena lua tem uma camada de poeira de 1 metro de altura. Créditos: Mars Global Surveyor Project, MSSS, JPL, NASA
A partir de imagens como estas, tem sido determinado que Fobos está coberta por cerca de 1 metro de poeira e isto poderá tornar desafiante para uma missão pousar e estabelecer uma base por lá.

Mars Express capturou a sombra alongada de Fobos ao sul da cratera Grusev. Crédito: ESA / DLR / FU Berlin (G. Neukum) / Stuart Atkinson
Fobos orbita tão perto de Marte que em alguns lugares ela nasce e se põe no horizonte duas vezes por dia. Em outras partes da superfície do Planeta Vermelho Fobos jamais é visível. Entre os satélites naturais dos planetas do Sistema Solar, Fobos é o que mais se aproxima de seu planeta hospedeiro.
Outro fato interessante é que a órbita de Fobos em volta de Marte sofre contínuo decaimento. Provavelmente Fobos vai ser destroçado em pedaços e depois seus escombros cairão sobre Marte dentro de cerca de 50 milhões de anos.
Fontes
The Planetary Society Blog: A Few Mars Express Phobos Goodies por Emily Lakdawalla
APOD:
- Martian Moon Phobos from Mars Express – Créditos: G. Neukum (FU Berlin) et al., Mars Express, DLR, ESA; Acknowledgement: Peter Masek
- Dust Hip-Deep on Phobos – Créditos: Mars Global Surveyor Project, MSSS, JPL, NASA
Links interessantes sobre Fobos
Comentários Recentes