O que está acontecendo sobre o horizonte?
Embora esta cena nos pareça de alguma forma como algo sobrenatural, nada de incomum está ocorrendo além de um pôr-do-sol conjunto com algumas nuvens bem posicionadas.
Na imagem acima se apresentam os conhecidos raios anticrepusculares.
Para entender melhor este fenômeno, comece imaginando raios crepusculares comuns que são vistos a qualquer momento em que a luz solar se derrama através de nuvens espalhadas. Embora saibamos que a luz solar sempre viaja em ao longo de linhas retas, as projeções destas linhas sobre o céu esférico se transformam em grandes círculos.
Desta forma, os raios crepusculares de um pôr-do-sol (ou nascer-do-sol) irão parecer que reconvergem no outro lado do céu.
No lado oposto ao pôr-do-sol (ou nascer-do-sol), ou seja, no ponto anti-solar de 180º em torno do Sol, este raios são conhecidos como raios anticrepusculares.
Na imagem acima vemos conjunto particularmente impressionante de raios anticrepusculares fotografados em 2001 por John Britton a partir de um carro em movimento em estrada próxima ao município de Boulder, Colorado, EUA.
Veja uma galeria de imagens de raios anticrepusculares clicando aqui.

Belíssima visão panorâmica do céu mostra à direita os raios anticrepusculares. Clique na imagem para acessar a versão em alta resolução. Crédito: Ian Schlueter
Fonte
APOD: Anticrepuscular Rays Over Colorado – Crédito©: John Britton
1 menção
[…] Veja uma galeria de imagens de raios anticrepusculares ao redor do mundo clicando aqui.” […]