Estas nuvens de poeira e gás interestelar que acima vemos se espalham por 1.300 anos-luz nos férteis campos de formação estelar na constelação de Cepheus.
A nebulosa NGC 7023, também apelidada de Nebulosa da Íris é uma das nebulosas que evocam imagens de flores (outro exemplo: a nebulosa Roseta).
Esta belíssima imagem capturada por Daniel Lopez do IAC mostra em detalhes impressionantes a gama de cores da Nebulosa da Íris bem como suas simetrias.

Close mostra a estrutura em azul. Crédito: Daniel López (IAC)
A cor dominante central desta nebulosa de reflexão é o azul, característica dos grãos de poeira que refletem a luz estelar. Dentro da Íris, o material nebular envolve uma estrela quente e jovem. Os filamentos centrais das nuvens empoeiradas brilham em avermelhada fotoluminescência porque os grãos de pó convertem efetivamente a radiação invisível (aos olhos humanos) ultravioleta em luz vermelha visível.
Os astrônomos calcularam que a parte mais brilhante e azul da Nebulosa da Íris tem um diâmetro de 6 anos-luz.
Por outro lado, observações em infravermelho indicam que nesta nebulosa há complexas moléculas de carbono conhecidas como PAHs (“polycyclic aromatic hydrocarbon” – hidrocarboneto aromático policíclico).
Dados técnicos da imagem
Objeto da imagem – NGC7023.
Onde foi registrada – Observatório Teide (Ilhas Canárias – Espanha; 16º 30′ 35″ Oeste, 28º 18′ 00″ Norte).
Telescópio – IAC80.
Dispositivo – CCD E2V 42-40.
Foco – Cassegrain f/11.3.
Exposição – R: 5 x 600s, V: 5 x 600 s, B: 5 x 600s.
Tamanho – 2048 x 2048 pixels (10.4 x 10.4 arcminutes).
Software – DSS, PhotoShop CS4.
Responsável – Daniel López.
Fontes
IAC: IRIS NEBULA
APOD: NGC 7023: The Iris Nebula – Crédito ©: Daniel López, IAC
._._.
Comentários Recentes