«

»

out 25

O berçário estelar NGC 7822 na constelação de Cepheus revelado por Neil Fleming

A NGC 7822 por Neil Fleming ©

A NGC 7822 por Neil Fleming ©

Um belo panorama cósmico revelado por Neil Fleming

Pilares cósmicos compostos de gases e poeira juntam-se as estrelas jovens e brilhantes para preencher a ‘escancarada boca’ da nebulosa NGC 7822, dentro da ampla região ativa Sharpless 171.

Residente às bordas de uma gigantesca nuvem molecular na direção norte da constelação de Cepheus, este fulgurante berçário estelar dista 3.000 anos-luz da Terra. Dentro da nebulosa observamos bordas brilhantes e formas enegrecidas, realçadas neste colorido panorama celeste.

Filtros mostram a química do cosmos

A imagem é uma composição de fotos capturadas como filtros de banda larga e banda estreita, que espelham as emissões dos elementos oxigênio, hidrogênio e enxofre, exibidos aqui, respectivamente, nas tonalidades de azul, verde e vermelho.

A emissão dos átomos é fomentada pela radiação energética das estrelas jovens e quentes, cujos poderosos ventos e radiação também esculpem e corroem as espessas formas dos pilares.

O que há dentro das colunas?

Possivelmente, dentro das colunas ainda se escondam estrelas em formação por colapso gravitacional, mas à medida que as colunas são varridas pelos ventos estelares, as estrelas que estiver se formando terá sua fonte de matéria-prima estelar extirpada. Este campo cósmico se estende por cerca de 60 anos-luz na distância estimada de NGC 7822.

Se você gostou da foto recomendamos fortemente que você navegue na galeria de Neil Fleming: nebulosas, galáxias, aglomerados estelares, sistema solar e mais…

Fonte

APOD: NGC 7822 in Cepheus – Crédito ©: Neil Fleming

Link

AstroPT: NGC 7822

._._.

1 comentário

2 menções

  1. thais

    Eu me amarro nisso e agora então ADORO mais ainda

  1. NGC 7822: estrelas jovens esculpem pilares de gases e poeira cósmica em Cepheus capturados por Steve Cannistra (StarryWonders) » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] e quentes estrelas juntamente com pilares cósmicos de gás e poeira se agrupam na NGC 7822. Residindo na fronteira de uma nuvem molecular gigante na direção da constelação de Cepheus, […]

  2. NGC 7822: a intrincada nebulosa revelada por César Blanco González » O Universo - Eternos Aprendizes

    […] Estrelas quentes e jovens além de notáveis pilares cósmicos de poeira e gás compõem a estrutura da ativa nebulosa NGC 7822. […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!