
Figuras obscuras na Nebulosa Carina. Créditos: NASA, ESA, et al., & Hubble Heritage Team (STScI/AURA); Agradecimentos: M. Livio (STScI) & N. Smith(UC Berkeley)
Que formas escuras são estas espreitando no âmago da Nebulosa Carina?
Estas figuras sinistras são formadas, na realidade, de nuvens moleculares, aglomerados de gases moleculares e poeira cósmica tão densos que chegam ao ponto de se tornarem opacos.
Por outro lado, estas nuvens são tipicamente muito menos densas que a atmosfera terrestre. A imagem acima é parte de uma visão mais detalhada e inédita da Nebulosa Carina, uma parte onde as obscuras nuvens moleculares são notavelmente predominantes.
A Nebulosa Carina foi revisitada pelo Hubble
Recentemente, a imagem foi recapturada e sofreu novo tratamento de cores baseado no espectro luminoso emitido pelo Oxigênio.
A Nebulosa Carina (Carina Nebula) tem um diâmetro de mais de 300 anos luz e reside a cerca de 7.500 anos luz da Terra, na direção da constelação de Carina.
A Grande Nebulosa em Carina, catalogada como a NGC 3372, é um lar de estrelas massivas e nebulosas que estão sob contantes processos de transformação.
Eta Carinae é a estrela mais energética desta região. Por algum tempo, em 1830, este behemoth estelar se tornou uma das mais brilhantes estrelas nos céus e depois de algum tempo esmaeceu dramaticamente.
Clique no links a seguir para ver outras versões com anotação e com zoom.
Fontes
- APOD: Dark Clouds of the Carina Nebula – Créditos: NASA, ESA, et al. & Hubble Heritage Team (STScI/AURA); M. Livio (STScI) & N. Smith (UC Berkeley)
- Universe Today: Hubble’s Amazing 3-D Look Inside the Dusty Carina Nebula
- HubbleSite: Cosmic Ice Sculptures: Dust Pillars in the Carina Nebula
._._.
Comentários Recentes