
O aglomerado estelar aberto NGC7129 capturado pela lente de Ken Crawford. Clique na imagem para ver a versão em alta resolução que pode ser ampliada (zoom). Crédito©: Ken Crawford
Na direção da constelação de Cepheus cerca de 130 jovens estrelas habitam o aglomerado estelar aberto repleto de poeira NGC 7129, que se espalha em uma região de apenas 10 anos-luz de diâmetro. Na distância estimada de 3.330 anos luz que nos separa da NGC 7129, esta imagem telescópica cobre cerca de 40 anos-luz dos céus.
Recente censo estelar no aglomerado NGC 7129 estimou sua idade em 3 milhões de anos. Assim, suas estrelas podem ser consideradas como ainda bebês. Muitas destas devem ter se livrado recentemente de seus discos protoplanetários ou seus casulos de formação. Os cientistas julgam que é provável que o nosso Sol também tenha nascido em um berçário estelar similar a este, há 4,56 bilhões de anos.

Os principais objetos cósmicos da NGC 7129. Crédito: Sakib Rasool
Ao olhar esta nítida imagem notamos estas belas nebulosas de reflexão azuladas de poeira cósmica que espelham as luzes provenientes das estrelas jovens.
As formas menores, contudo, visíveis em vermelho vivo crescente, são evidências de jovens e energéticos objetos estelares. Classificados como objetos Herbig-Haro, sua forma e cor é uma característica resultante do gás hidrogênio brilhante que sofreu o choque de jatos de plasma ejetados das estrelas recém-nascidas.
No futuro os gases e a poeira originada na região serão dispersos e as estrelas irão se espalhar pela galáxia enquanto que este aglomerado estelar aberto orbita o centro da Via Láctea.
Fontes e referências
- APOD: Young Suns of NGC 7129 – Crédito©: Ken Crawford (Rancho Del Sol Obs.)
- Spitzer Infrared Legacy: NGC7129
- ArXiv.org: A Chandra and Spitzer census of the young star cluster in the reflection nebula NGC 7129 por B. Stelzer e A. Scholz
Comentários Recentes