A Terra vista do espaço: satélite Aqua mostra o Brasil em chamas

Brasil em chamas! Clique na imagem para ver detalhes em alta resolução. Cortesia da imagem: NASA MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC e Riebeek Holli.

Brasil em chamas! Clique na imagem para ver detalhes em alta resolução. Cortesia da imagem: NASA MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC e Riebeek Holli.

Nesta imagem assustadora, os incêndios proliferam ao longo da margem sudoeste da Floresta Amazônica. A imagem foi capturada pela câmera Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) do satélite Aqua da NASA em 17 de agosto de 2010.

As manchas vermelhas ressaltam os lugares onde o sensor MODIS detectou aumentos térmicos, provavelmente causados por focos de incêndio. Nuvens espessas de fumaça criaram um véu cinza que encobre a floresta verde escura.

Embora proibido, o fogo tem sido freqüentemente utilizado para limpar as árvores para pastagens ou terrenos de cultivo. A maioria dos incêndios exibidos na imagem está agrupada ao longo da borda da floresta na fronteira com a terra previamente limpa, que é castanha. Não é possível dizer por que o fogo começou, olhando apenas essa imagem, mas sua localização na borda da floresta sugere que tenham sido deliberadamente provocados.

2010 tem sido um ano atípico

Medições do fogo através de satélites fornecem uma visão geral da extensão do impacto em uma área tão grande e remota como a Bacia Amazônica. Embora os focos de incêndio sejam considerados rotineiros durante a estação anual seca no Brasil, 2010 provou ser um ano atípico. Os satélites já detectaram um aumento até em três vezes no número habitual de fogos que estão assolando cinco estados brasileiros. A seca de 2010 tem criado condições de incêndio mais perigosas, especialmente no norte e centro-oeste do Brasil, onde os incêndios têm destruído grandes áreas de parques nacionais e centenas de casas.

Na foto a seguir, de 07 de agosto de 2010, vemos os incêndios perto de Porto Velho, ao longo das estradas próximas ao Rio Madeira.

Fogos perto de Porto Velho, Rondônia, capturados pelo satélite Aqua. Cortesia da imagem: NASA MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC

Fogos perto de Porto Velho, Rondônia, capturados pelo satélite Aqua. Cortesia da imagem: NASA MODIS Rapid Response Team da NASA GSFC

Como acompanhar?

O MODIS Rapid Response System fornece duas vezes por dia as imagens do leste do Brasil. Acompanhe.

Fontes e referências

BBC News (15 de agosto de 2010): Brazil wildfires threaten homes and national parks

Apollo11.com: Focos de incêndio se multiplicam pelo interior do Brasil

NASA Earth Observatory:

Firefighters continue to struggle to contain raging wildfires throughout Brazil.

Following weeks of dry weather, parched forests have erupted in flames.

According to civil defense officials, rural areas in the country’s northern and central regions have been hit worst.

Dry winds in the north have fanned the flames, making the work of firefighters even more difficult.

[Raffi Agop, Weather Expert]: “The weather conditions are unfavorable – strong winds and low air humidity are elements that make it more difficult to put out the fires.”

In the central state of Mato Grosso, over 100 homes, 25 saw mills, and many crops were destroyed by fires this week.

The small town of Marcelandia was completely destroyed, leaving dozens of families homeless.

Many have lost everything.

[Unidentified Fire Victim]: “I came here to get bed sheets, clothes for the children, milk… I need everything.”

Donations are being received in Marcelandia to help dozens of families rebuild their lives.

Except for sporadic rain in early September, much of the region is expected to remain dry.

._._.

3 menções

  1. […] velho, em certos períodos do ano, se torna insuportável de tanta fumaça que invade nossas casas, é algo que realmente incomoda, a sensação é de que somos todos […]

  2. […] incêndios que têm assolado vários estados no Brasil recentemente não se comparam aos que infestaram a Terra durante a Era Paleozóica. Naquela época, […]

  3. […] incêndios que têm assolado vários estados no Brasil recentemente não se comparam aos que infestaram a Terra durante a Era Paleozóica. Naquela época, […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!