Cometa McNaught estará visível a olho nu

O cometa McNaught será visível a olho nu no final do mês de junho de 2010.

O cometa C/2009 R1 (McNaught) já está mostrando sua cauda impressionante e por enquanto pode ser observado apenas com binóculos ou telescópios.

Cometa McNaught e o aglomerado estelar NGC 1245 (círculo vermelho) por Rich Richins©

Cometa McNaught e o aglomerado estelar NGC 1245 (círculo vermelho) por Rich Richins©

Visto acima em 13 de junho de 2010, a partir do sul do Novo México, esta visão do Cometa McNaught e sua longa cauda se estende pela imagem telescópica (note mesma imagem em negativo, abaixo). Neste a cauda iônica se apresenta logo abaixo do aglomerado estelar NGC 1245 (à esquerda, marcado em vermelho no negativo) que reside na constelação de Perseus, a cerca de 1,5º da coma esverdeada do cometa. A cabeça do cometa mostra também um pequeno rabo de poeira. Obviamente, o cometa e as estrelas de fundo se movem em distintas velocidades visuais atraves do céu terrestre. Um processamento digital a partir de várias exposições de curta duração permitiu a composição desta imagem final com o cometa e as estrelas de fundo.

Cometa McNaught em junho de 2010. Crédito©: Jose Francisco Hernandez (Altamira Observartory)

Cometa McNaught em junho de 2010. Crédito©: Jose Francisco Hernandez (Altamira Observartory)

A imagem acima, feita em 06 de junho do Observatório Altamira, nas Ilhas Canárias, cobre uma faixa do céu com cerca de 5º e mostra sua maravilhosa coma verde e uma longa cauda iônica à frente dos rastros de estrelas distantes.

Embora a previsão da intensidade do brilho de cometas seja algo notoriamente difícil, as atuais estimativas dizem que o Cometa McNaught ficará visível a olho nu para observadores do hemisfério norte no final de junho antes do nascer do sol e no final de julho após o pôr do sol.

Descoberto por Robert McNaught em 2009, esta bola de gelo a orbitar o Sol passará pela Terra dentro de alguns dias e se derreterá, soltando fragmentos à medida que se aproxima do Sol até o início de julho de 2010. Depois de atingir aproximadamente a metade da distância Terra-Sol ao Sol, o cometa deverá evanescer à medida que se direciona para fora do sistema solar interior.

Para saber onde está o cometa agora, clique aqui.

Imagens

APOD:

._._.

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Só da pra ver de madrugada, perto das 6h da manhã, o tempo só abriu no rio hoje, vou botar o despertador pra dar uma olhada. Você ja conseguiu ver ele?

      • ROCA em 24/06/2010 às 18:23
        Autor

      Não o vi ainda. O horário é ingrato mesmo. Boa sorte Baiano!

  2. Sim, ele está se dirigindo na direção do Sol, no momento este cometa está entre as constelações de Perseus e Aurigae.

    Consulte o Heavens Above para saber onde o cometa está:
    http://www.heavens-above.com/comet.aspx?cid=C%2F2009%20R1

  3. Amigo, vai dar pra ver esse cometa aqui do hemisferio sul?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!