
O vulcão de Gaua, Monte Garet, em erupção libera pluma de cinzas, Vanuatu. Crédito: NASA Earth Observatory por Robert Simmon, através da câmera ALI no EO-1 da NASA
Uma pluma de cinzas vulcânicas se eleva a partir do Monte Garet, o pico do vulcão da ilha de Gaua, na república de Vanuatu, mostrado aqui em cores naturais.
De acordo com o Vanuatu Geohazards Observatory, a mais recente fase eruptiva do Gaua começou em 27 de setembro de 2009. A atividade continuou desde então, com maior intensidade a partir de 16 de Janeiro de 2010.
Cinzas enegrecidas cobriram a maior parte da vegetação à noroeste do vulcão. A câmera ALI (Advanced Land Imager) do satélite Earth Observing-1 (EO-1) da NASA capturou esta imagem em 14 de fevereiro de 2010.
Erupções pré-históricas no vulcão Gaua preencheram parcialmente a cratera da caldeira vulcânica criando o lago Letas que apresenta um formato de ‘lua crescente’.
A água do lago flui através do Rio Mbe Solomul que forma uma cascata sobre a escarpa da caldeira em uma bela queda-d’água de 120 metros, chamada Siri.
Vanuatu é um estado insular da Melanésia, que ocupa o arquipélago das Novas Hébridas. Tem fronteiras marítimas com as Ilhas Salomão, a norte, com o território francês da Nova Caledônia, a sul, e com Fiji, a leste. A capital é Port Vila.
Referências
- NASA Earth Observatory: Eruption of Gaua Volcano
- Vanuatu Aelan Walkabout. (junho de 2009) Gaua, great walking in the Banks Islands
- Vanuatu Geohazards Observatory. (29 de janeiro de 2010) Vanuatu Volcanic Activity Bulletin Number 7-Gaua Activity
._._.
Comentários Recentes