ESA: A sonda Mars Express libera imagens do seu rasante sobre Fobos

http://apod.nasa.gov/apod/ap100317.html

Imagem de Fobos pela Mars Express, capturada no flyby de 07 de março de 2010. Crédito: ESA/DLR/FU Berlin (G. Neukum)

A ESA (agência espacial européia) liberou imagens inéditas de Fobos obtidas pelo satélite Mars Express durante seu recente fly-by pela lua marciana em 7 de março de 2010. Estas fotografias mostram a superfície rochosa de Fobos, com detalhes de resolução de 4,4 metros por pixel. Estas imagens servirão para identificar os lugares propostos para a aterragem da próxima missão Phobos-Grunt.

O satélite da ESA Mars Express encontra-se em uma órbita elíptica em torno do Planeta Vermelho, o que lhe permite aproximar-se de Fobos a cada cinco meses. É o único satélite em órbita marciana que se afasta desta forma do planeta vermelho, o que lhe permite estudar a natureza desta misteriosa lua.

Tal como a nossa Lua, a Fobos mostra sempre a mesma face ao seu planeta. Assim só é possível observar a sua face oculta através de uma passagem pelo exterior da sua órbita. A Mars Express acabou de realizar esta manobra nos dias 7, 10 e 13 de março de 2010 e aproveitou a oportunidade para investigar e recolher dados científicos com os seus dispositivos.

A lua Fobos é um corpo irregular que mede uns 27 x 22 x 19 km. A sua origem continua sendo objeto de debate. Parece que compartilha das características superficiais dos asteróides ‘carbonáceos de tipo C’, o que sugere que possa tratar-se de um de estes asteróides, capturado pelo campo gravitacional de Marte. No entanto é difícil explicar tanto o mecanismo de captura como a evolução da sua órbita até esta ficar alinhada com o plano equatorial de Marte. Uma hipótese alternativa sugere que se formou em torno de Marte, sendo um resquício do período de formação planetária.

No ano de 2011 a Rússia planeja enviar a missão Phobos-Grunt (que quer dizer ‘Solo de Fobos’) com o objetivo de lá pousar, recolher amostras da sua superfície e trazê-las de volta à Terra para uma minuciosa análise.

Para garantir a segurança operacional da missão, os locais propostos para o pouso da sonda Phobos-Grunt residem se na face oculta de Fobos, na região compreendida entre os 5°S-5°N e os 230-235°E. A câmara de alta resolução HRSC, a bordo da Mars Express, já recolheu imagens desta região durante as aproximações anteriores em julho e agosto de 2008, no entanto, as melhores condições desta nova série de aproximações, com uma melhor iluminação do Sol, permitirão obter novas imagens da zona provável de pouso, que serão de grande utilidade para a equipe responsável pelo planejamento da missão.

Está previsto que as estações de seguimento da ESA participem no controle da missão Phobos-Grunt, recebendo os dados de telemetria e analisando a sua trajetória, o que incluiria a implementação de técnicas de Interferometria de Base Muito Longa (VLBI). Esta cooperação irá realizar-se com base no acordo de colaboração entre a Agência Espacial Federal Russa e a ESA, no âmbito dos projetos ‘Phobos-Grunt’ e ‘ExoMars’.

A Mars Express continuará a aproximar-se de Fobos, até ao final de março, quando esta lua ficará novamente fora do seu alcance. Durante as novas aproximações, a câmara HRSC e os outros equipamentos de bordo continuarão a coletar dados.

Fontes

ESA: Fobos flyby images

APOD: Phobos from Mars Express – Créditos: G. Neukum (FU Berlin) et al., Mars Express, DLR, ESA

4 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Sensacional que nitidez, maravilhas do universo.
    Abraços forte

    • Edson Veronezi Prando em 24/03/2010 às 15:33
    • Responder

    Gostaria de saber detalhes sobra um documentario sobre sons emitidos por estrelas mais especificamente sobre uma estrela vermelha gigantesca cujo o nome não me lembro. Segundo a NASA ele emitia sons semelhantes a trombetas milhares de trombetas.

  2. O “Eternos Aprendizes” continua impressionante. Espetacular estas aproximações de Phobos, e as animações, então, dão show.
    Sempre que tenho um tempinho, dou uma espiada por aqui. Na minha opinião, este é o melhor site da net, em português, sobre astronomia. Mais uma vez, parabéns pelo excelente trabalho, ROCA !

      • ROCA em 23/03/2010 às 12:07
        Autor

      Obrigado Jairo,
      São usuários como você que nos levam a nos esforçar pela qualidade do material postado aqui, bem como nos esmerar na pesquisa de assuntos científicos interessantes a apresentar. Alguns tem até sido eventualmente inéditos na língua portuguesa.
      Um abraço!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!