Como se forma a água onde nascem os mundos similares a Terra

A água tem papel fundamental na formação dos planetas telúricos hospitaleiros a vida.

A água tem papel fundamental na formação dos planetas telúricos hospitaleiros a vida.

Em um estudo que ajuda a explicar as origens da água na Terra, astrônomos da Universidade de Michigan defendem a tese de que o vapor d’água pode formar-se espontaneamente nas zonas habitáveis dos sistemas solares e que desenvolve uma capa na atmosfera do planeta que ajuda proteger as outras moléculas de água e os compostos orgânicos da daninha radiação estelar.

As moléculas orgânicas tais como os açúcares e os aminoácidos são elementos precursores da vida.

Ted Bergin, professor associado no Departamento de Astronomia, explicou:

Quando se está perto de uma estrela, a radiação é destrutiva para a maior parte de moléculas. Mas nós fomos capazes de demonstrar que a água podia se formar de forma bastante rápida para atuar como um escudo protetor contra a radiação tanto para si mesma como para outras moléculas.

Bergin e Thomas Bethell, investigador pós-doutorando em astronomia, conduziram uma análise computacional para chegar a esta conclusão.

Os cientistas determinaram que a série de reações químicas necessárias para que se criasse o vapor d’água somente se ativam em temperaturas superiores dos 300 Kelvin. Estas temperaturas só estão presentes em distâncias relativamente próximas da sua estrela — nas áreas onde se formariam planetas telúricos. Mais longe, na distância de Júpiter, os gases estão demasiadamente frios para que se forme o vapor d’água.

O escudo protetor de vapor d’água

Uma vez que começa a se formar o vapor d’água é criada rapidamente uma quantidade suficiente para construir uma cobertura similar a camada de ozônio da Terra, que atuaria a seguir como um escudo para proteger da radiação solar a vida que há por debaixo. Este “escudo-astronômico-tipo-ozônio” de vapor d’água não só protegeria as moléculas de água que há embaixo dela, como também as demais moléculas orgânicas.

Ted Bergin afirmou:

Há uma rica química orgânica que precede ao nascimento das estrelas. É mais simples, mas é similar a química da vida. O comportamento da água pode permitir que a química siga adiante. Sem a proteção que é proporcionada pelo vapor d’água, essas moléculas orgânicas se destruiriam.

Assim, conceitualmente, parece-nos razoável que parte desta água mais a matéria orgânica proto-estelar já existente sejam incorporadas aos recém-nascidos mundos similares a Terra.

Estas descobertas foram publicadas por Thomas Bethell and Edwin Bergin na edição de 18 de dezembro de 2009 da revista Science com o título: “Formation and Survival of Water Vapor in the Terrestrial Planet–Forming Region”. Os cientistas escreveram no abstract do artigo:

Observações astronômicas recentes têm revelado sobre as evidências da ubiquidade do vapor d’água durante os estágios primários da formação planetária. Nós apresentamos aqui um mecanismo simples que mostra como o vapor d’água se forma localmente e é capaz de proteger a si mesmo da radiação estelar destruidora de moléculas. A absorção desta radiação pela água pode controlar a termodinâmica do planeta em formação. Similar a camada de ozônio terrestre, que protege a química da vida, a camada de água protege as demais moléculas de água e permite a existência de uma rica química orgânica. A abundância total de vapor d’água na região da zona de habitação natal do planeta em formação deve ter a dimensão de milhares de oceanos.

Fontes

Universidade de Michigan: How water forms where Earth-like planets are born

Science: Formation and Survival of Water Vapor in the Terrestrial Planet–Forming Region por Thomas Bethell and Edwin Bergin

._._.

5 comentários

Pular para o formulário de comentário

  1. Acredito que em alguma parte ou período do universo houve uma explosão que enviou pedaços de rochas, ferro, gelo e outros minerais para todos os lados e a terra teve “sorte” de ter sido bombardeada com esses pedaços de vários tipos. A localização da Terra, sua temperatura e efeitos da radiação alteraram sua composição propiciando o surgimento e desenvolvimento da vida.
    O que me intriga é se os primeiros microorganismos vieram juntos ou se formaram aqui.

    • Lisandro Hubris em 22/05/2010 às 09:14
    • Responder

    Como a água terrestre surgiu?

    Já sabemos que a água terrestre veio do Cosmo, que uma parte foi trazida através das caudas dos cometas e meteoros… Mas eu acredito que a água terrestre também tenha vindo sobre a forma de nano gotículas de água, e que a Força de gravidade do planeta, assim como, a força de coesão, teriam capturado a água em forma de nanomatéria, e transformado a água do Cosmo na nossa preciosa água atual…

    A versão em tela bate com o fato de que, foi localizada uma imensa quantidade de água, a cerca de 300 milhões de quilômetros da Terra, no asteróide 24 Themis.

    Em 2009, os Astrônomos norte-americanos descobriram uma nuvem gigante de vapor d’ água, na nebulosa de Órion, que se encontra a cerca de 1.500 anos-luz distante do sol, e que seria 20 vezes maior do que qualquer outra já descoberta na Via Láctea.

    Martin Harwit da Universidade Cornell, e sua equipe, por meio do telescópio espacial ISO, da NASA, detectaram uma imensa “Nuvem cósmica”, que se encontra na nebulosa de Óriom, e que funciona como uma gigantesca fábrica de água doce, com capacidade de produzir água suficiente para encher 60 Oceanos como os do planeta Terra.
    As ocorrências em poderão ajudar a explicar a origem da água do nosso sistema solar.
    E seria a peça que faltava no quebra-cabeça sobre a origem da água terrestre, pois os cientistas anteciparam durante anos que os chamados exoplanetas mostrariam indícios de água na sua atmosfera…

    Sendo que com a gravidade dos planetas, assim como, a força de atração molecular, uma parte da água sideral, que se encontraria espalhada pelo Cosmo sob a forma de descomunais nuvens de gelo, de plasma ou de nano matéria, acabaria sendo coletada pelos planetas e virando, gelo, líquido ou nuvens.

    Em cosmologia “Matéria bariônica” é toda forma de matéria constituída por bariones e leptones (tipos de neutrinos), ou seja, toda matéria que forma o nosso Universo visível.

    Lisandro Hubris

    • Luccas Leccioli em 30/12/2009 às 05:50
    • Responder

    Matéria bem interessante. Muito me interesso por Astrobiologia e afins, embora minha preferência seja por Astrofísica.
    .
    À propósito, se me permite: faça mais postagens sobre Física de Altas Energias e Mecânica Clássica. É muito bom! ^^
    .
    Ps.: já falei isso para o seu conhecido numa comunidade de Astronomia do Orkut, mas não custa dizer aqui também: eu gosto muito do seu Blog. Sou estudante (leigo, ainda) de Física e sei como é difícil ter acesso à um bom conteúdo em Língua Portuguesa. Você faz um excelente trabalho aqui e por isso sempre recomendo e divulgo seu Blog. =)
    .
    Grande abraço.

      • ROCA em 30/12/2009 às 10:35
        Autor

      Fala Luccas!
      Eu acompanho suas postagens no orkut.
      Vou tentar postar mais matérias de física, já que existe interesse.
      Dê uma olhada na categoria física, se ainda não o fez.
      http://eternosaprendizes.com/category/fisica/

  2. good content

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!