Veio a atmosfera terrestre do espaço exterior?

O grande bombardeamento posterior foi responsável pela criação da atmofera terrestre? Crédito: Julian Baum

O grande bombardeamento posterior foi verdadeiro responsável pela criação da atmofera terrestre? Crédito: Julian Baum

Os gases que formaram a atmosfera da Terra e provavelmente seus oceanos não procedem do interior da Terra. A atmosfera terrestre veio do espaço exterior, conforme novo estudo dos cientistas da Universidade de Manchester e da Universidade de Houston.

O artigo explicando o tema, publicado esta semana na prestigiosa revista internacional ‘Science‘, indica que os desenhos clássicos nos livros de impressos que falam da Terra antiga com enormes vulcões expulsando gás para a atmosfera estão obsoletos.

A atmosfera terrestre não veio dos vulcões primordiais.

A atmosfera terrestre não veio dos vulcões primordiais.

De acordo com a equipe, a velha idéia de que os vulcões teriam sido a fonte primária da atmosfera inicial da Terra deve ser posta de lado.

Usando técnicas de análise de primeiro nível, a equipe do Dr. Greg Holland, Dr. Martin Cassidy e o Professor Chris Ballentine estudou os gases vulcânicos para descobrir novas evidências. A investigação foi patrocinada pelo Natural Environment Research Council (NERC).

“Encontramos uma assinatura evidente de meteoritos em gases vulcânicos”, disse o Dr. Greg Holland cientista líder do projeto.

“A partir disto agora sabemos que os gases vulcânicos podem não ter contribuído significativamente para a formação da atmosfera terrestre. Portanto a atmosfera e oceanos devem ter se originado de alguma outra fonte, possivelmente de um bombardeio tardio de gás e materiais ricos em água similares aos cometas”.

“Até agora, nenhum instrumento havia tido a capacidade de buscar estas sutis assinaturas nas amostras do interior da Terra – mas agora podemos fazê-lo com exatidão”.

As técnicas permitiram à equipe medir diminutas quantidades dos gases vulcânicos não reativos, os gases nobres Criptônio e Xenônio, os quais revelaram uma assinatura isotópica que encaixa com a dos meteoritos que é distinta dos gases da proto-nebulosa-Solar.

O estudo também é o primeiro em estabelecer a composição precisa do Criptônio presente no manto da Terra.

O diretor do projeto, Professor Chris Ballentine da Universidade de Manchester, disse: “Muita gente tem visto impressões artísticas da Terra primordial com enormes vulcões ao fundo expulsando gás para formar a atmosfera. Agora teremos que redesenhar este quadro!”

No abstract os cientistas resumem esta intrigante descoberta:

“Os isótopos dos gases nobres são indicadores chave tanto da origem a da matéria volátil encontrada dentro dos planetas como também dos processos que controlam sua eventual distribuição entre o interior planetário e a sua atmosfera. Aqui, nós relatamos a descoberta do Criptônio primordial em amostras derivadas do manto da Terra e mostramos sua consistência com a fonte meteorítica proveniente da nebulosa proto-solar. Os dados de alta precisão combinados dos isótopos dos gases nobres Criptônio e Xenônio sugerem que o interior da Terra acumulou seus compostos voláteis a partir de acresção de matéria similar a condrita carbonária e que os gases nobres na atmosfera terrestre e oceanos são predominantemente derivados da captura do bombardeio posterior e não do cenário da formação por acresção primordial da Terra sólida.”

Fontes:

Science Magazine: Meteorite Kr in Earth’s Mantle Suggests a Late Accretionary Source for the Atmosphere por Greg Holland, Martin Cassidy e Chris J. Ballentine

Universidad de Manchester: Earth’s atmosphere came from outer space, find scientists

Foram os cometas os verdadeiros culpados pelo grande bombardeamento na Terra e Lua?

2 comentários

1 menção

  1. Ricardo, desconfio que logo logo os cientistas e astrônomos vão estar confirmando o passo-a-passo bíblico da formação da Terra.
    E se a própria atmosfera foi formada do espaço exterior, pode ser que um dos asteróides pode ter trazido vida em sua forma primordial, não?

      • ROCA em 22/12/2009 às 21:03
        Autor

      É possível que a vida tenha vindo também do espaço, é a tese chamada Panspermia.
      O que sabemos é que cometas contém aminoácidos, como encontrado pela sonda Stardust no cometa Wild2:
      http://eternosaprendizes.com/2009/08/17/aminoacido-descoberto-pela-sonda-stardust-no-cometa-wild-2-causa-comocao-nos-cientistas-que-buscam-pela-vida-extraterrestre/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!