«

»

out 12

Uma “Noite Estrelada” por Vicent Van Gogh

http://apod.nasa.gov/apod/ap091011.html

(1) Uma Noite Estrelada pintada por Vincent Van Gogh. Esta tela pertence ao Museu de Arte Moderna em Nova York, EUA.

A pintura Noite Estrelada (Starry Night, em inglês)  é um dos mais famosos ícones jamais criados de uma visão do céu noturno. Esta cena foi pintada por Vincent van Gogh no sul da França em 1889. O estilo original de Noite Estrelada parece para muitos tornar o céu noturno em  algo vivo.

Embora Van Gogh freqüentemente tenha retratado cenários reais em suas pinturas, os historiadores especializados em arte não concordam sobre quais estrelas e planetas estão efetivamente retratados nesta noite estrelada criada por Vincent van Gogh.

Vejam a seguir esta mesma pintura, em uma interessante animação:

Starry Night (interactive animation) from Petros Vrellis on Vimeo.

Uma Noite Estrelada na França

http://en.wikipedia.org/wiki/File:VanGogh-starry_night_ballance1.jpg

(2) Uma Noite Estrelada pintada por Vincent Van Gogh. Esta tela pertence ao Museu de Arte Moderna em Nova York, EUA.(Versão com ‘Color balance’ por Debivort)

O estilo de “Starry Night” é pós-impressionista, um estilo de pintura popular ao final do século XIX. A pintura é um óleo sobre tela e mede 73 por 92 cm. A tela original de “Noite Estrelada” está exposta no Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art) em Nova York, EUA.

Uma Noite Estrelada sobre o Ródano

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/94/Starry_Night_Over_the_Rhone.jpg

Uma Noite Estrelada sobre o Ródano por Vicent Van Gogh, 1888. Tela original pertencente ao Museu d’Orsay em Paris

Outra belíssima visão do céu noturno criada por Vincent van Gogh é “Uma Noite Estrelada sobre o Ródano” (Starry Night Over the Rhone), pintada em Setembro de 1888 em Arles, no sul da França. Van Gogh ilustrou o Rio Ródano à noite. A pintura é um óleo sobre tela e mede 72,5 por 92 cm. Esta tela pode ser vista no Museu d’Orsay (Musée d’Orsay) em Paris.

Visão atual do Ródano em 2008

Visão atual do Ródano em 2008. Crédito: Rolf Süssbrich

Estrada com uma cipreste e uma estrela

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/1/10/Van_Gogh_-_Country_road_in_Provence_by_night.jpg

Estrada com uma Cipreste e uma Estrela é uma pintura de 1890 onde Van Gogh retrata uma estrada campestre em Provença, França

A pintura ‘Estrada com um cipreste e uma estrela’ retrata uma estrada campestre em Provença, França, e foi criada em maio de 1890. Esta tela pertence ao Kröller-Müller Museum.

Fonte: Starry Night by Vincent van Gogh

1 comentário

  1. Mirian Martin

    Já ouvi que poderia ser chuva de asteróides (leonídios?) e também que ele sofria de enxaqueca. Fora o fato de também poder ter sido um bipolar. Entretanto, nada disso tira a genialidade dele.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!