
(1) Uma Noite Estrelada pintada por Vincent Van Gogh. Esta tela pertence ao Museu de Arte Moderna em Nova York, EUA.
A pintura Noite Estrelada (Starry Night, em inglês) é um dos mais famosos ícones jamais criados de uma visão do céu noturno. Esta cena foi pintada por Vincent van Gogh no sul da França em 1889. O estilo original de Noite Estrelada parece para muitos tornar o céu noturno em algo vivo.
Embora Van Gogh freqüentemente tenha retratado cenários reais em suas pinturas, os historiadores especializados em arte não concordam sobre quais estrelas e planetas estão efetivamente retratados nesta noite estrelada criada por Vincent van Gogh.
Vejam a seguir esta mesma pintura, em uma interessante animação:
Starry Night (interactive animation) from Petros Vrellis on Vimeo.
Uma Noite Estrelada na França

(2) Uma Noite Estrelada pintada por Vincent Van Gogh. Esta tela pertence ao Museu de Arte Moderna em Nova York, EUA.(Versão com ‘Color balance’ por Debivort)
O estilo de “Starry Night” é pós-impressionista, um estilo de pintura popular ao final do século XIX. A pintura é um óleo sobre tela e mede 73 por 92 cm. A tela original de “Noite Estrelada” está exposta no Museu de Arte Moderna (Museum of Modern Art) em Nova York, EUA.
Uma Noite Estrelada sobre o Ródano

Uma Noite Estrelada sobre o Ródano por Vicent Van Gogh, 1888. Tela original pertencente ao Museu d’Orsay em Paris
Outra belíssima visão do céu noturno criada por Vincent van Gogh é “Uma Noite Estrelada sobre o Ródano” (Starry Night Over the Rhone), pintada em Setembro de 1888 em Arles, no sul da França. Van Gogh ilustrou o Rio Ródano à noite. A pintura é um óleo sobre tela e mede 72,5 por 92 cm. Esta tela pode ser vista no Museu d’Orsay (Musée d’Orsay) em Paris.
1 comentário
Já ouvi que poderia ser chuva de asteróides (leonídios?) e também que ele sofria de enxaqueca. Fora o fato de também poder ter sido um bipolar. Entretanto, nada disso tira a genialidade dele.