«

»

ago 11

Cassini revela Japeto, a misteriosa lua pintada de Saturno

Iapetus, a lua pintada de Saturno, revelada pela Cassini

{1} Iapetus, a lua de Saturno pintada em duas cores, revelada pela Cassini

Iapetus (em Grego Ιαπετός) ou Japetus é a terceira maior lua of Saturno, e a décima – primeira no sistema solar, descoberta por Giovanni Domenico Cassini in 1671. Iapetus é bem conhecida pela sua coloração em ‘dois tons’, claro e escuro.

Mas, o que aconteceu com Iapetus, a lua prateada/negra de Saturno? Largas áreas deste estranho mundo são escuras como o carvão, enquanto outras aparecem em cinza brilhante, como o gelo. A real composição do material negro permanece desconhecida até agora, mas as análises do espectro infravermelho sugerem a presença de uma alguma forma negra de carbono.

Na imagem acima, obtida a uma distância de 75.000 km, a Cassini conseguiu uma visão inédita deste hemisfério de Iapetus.

Uma enorme cratera de impacto no sul se espalha por 450 km e aparece sobre outra enorme  cratera antiga de tamanho semelhante.

Iapetus apresenta sempre a mesma face para Saturno assim como a Lua em relação a Terra.

A transição entre o gelo branco e as manchas negras em Iapetus, fotografada pela Cassini

{2} A transição entre o gelo branco e as manchas negras em Iapetus, fotografada pela Cassini

O material negro pode ser visto na arte leste de Iapetus, com crateras obscuras e superfícies altas enegrecidas. Em homenagem ao descobridor desta lua, a superfície escura é denominada Cassini Regio.

Uma inspeção próxima indica que as partes escuras tipicamente residem na região do equador lunar e apresentam menos de 1 metro de espessura.

Uma hipótese é a de que o material negro consiste de um resíduo resultante sublimação da capa de gelo sujo. O material negro pode ter sido ‘pintado’ nesta lua pela acresção de escombros liberados por outras luas de Saturno.

Cassini mostra aqui o risco no equador da lua Iapetus

{3} Cassini mostra aqui o risco no equador da lua Iapetus

Iapetus também tem um risco anômalo equatorial bastante incomum que faz parecer como uma caroço de pêssego. Para melhor entender esta ‘lua pintada’, a NASA dirigiu em 2007 sua sonda robótica Cassini que investiga Saturno para dar uma rasante por lá a menos de 2,000 km desta lua.

Estas e outras imagens geradas pelo rasante (flyby) feito pela Cassini tem sido alvo de estudos para maiores esclarecimentos.

 

{4} Cassini mostra as duas faces da incomum lua Japeto (Iapetus). Crédito: NASA/JPL/missão Cassini

{4} Cassini mostra as duas faces da incomum lua Japeto (Iapetus). Crédito: NASA/JPL/missão Cassini

Mistério resolvido?

A boa notícia é que em 06 de outubro de 2009 os cientistas do Spitzer anunciaram que resolveram o mistério das ‘duas-faces’ preto e branco de Japeto, veja aqui como foi a solução do problema em: Spitzer descobre um anel gigantesco em Saturno, o anel senhor de todos os anéis!

Fotos:

{1} Saturn’s Iapetus: Painted Moon –  Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

{2} Iapetus in Black and White – Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

{3} Saturn’s Iapetus: Moon with a Strange Surface – Crédito: Cassini Imaging Team, SSI, JPL, ESA, NASA

{4} Global View of Iapetus’ Dichotomy– Crédito: Ciclops.org / NASA/JPL/missão Cassini

._._.

2 menções

  1. Spitzer descobre um anel gigantesco em Saturno, o anel senhor de todos os anéis! « O Universo – Eternos Aprendizes

    […] interessantes sugeridos para leitura: Cassini revela Japeto, a misteriosa lua pintada de Saturno Cassini revela imagens surpreendentes do anel F de Saturno afetado pelas luas pastoras Pandora e […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!