4 de julho é o dia do afélio solar, mas o que isso significa para nós?

Periélio e Afélio Terra x Sol: qual é a diferença?

Mosaico mostra uma comparação do tamanho visual do Sol no periélo (147095271 km) de 04 de janeiro de 2008 e no afélio (152091174 km) em 04 de julho de 2009

Em 4 de julho a Terra se situa na posição mais afastada do Sol no ano. Essa posição da Terra em relação ao Sol é chamada de afélio.

Em sua órbita elíptica a Terra aproxima-se e afasta do Sol, mas isso, na verdade, não afeta as estações do ano em nosso amado planeta. As estações do ano são efetivamente determinadas pela inclinação do eixo de rotação da Terra e não pela sua distância em relação ao Sol. Assim, em julho, temos o inverno no Sul e verão no hemisfério norte do planeta. Por outro lado, isto significa que em 04 de julho o Sol poderá ser observado em seu menor tamanho aparente.

A imagem composta acima compara os tamanhos do Sol obtidos pelo mesmo telescópio e câmera nas datas do periélio (a maior aproximação) e do afélio em 2008. As legendas na imagem espelham as distâncias em quilômetros da Terra ao Sol nas duas datas. Embora seja dificílimo de perceber, a mudança no tamanho aparente do Sol entre Periélio e Afélio é notória. A diferença relativa do diâmetro solar chega a ser mais de 3%.

Imagem:

APOD: Perihelion and Aphelion – Crédito © Enrique Luque Cervigón

1 comentário

  1. o afelio e perielio ajudam nas 4 estaçãoe do ano

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!