Em 22 de Fevereiro, teve início uma bela conjunção. A Lua deu uma brilhante exibição no oriente, uma vez que se juntou a outros três corpos celestes, Mercúrio, Júpiter e Marte, dando aos espectadores uma sensação de profundidade e sentimento.
O astrônomo amador e também fotógrafo Mike Salway, eternizou sua experiência diante dessa bela conjunção através de fotos incríveis. Acompanhe a seguir a história relatada por Mike Salway, na manhã de 23 de fevereiro:
Adoro a Lua e conjunções planetárias e adoro fotografar pela manhã. Quando os dois eventos se combinam é o momento em que espero criar algo especial. Na manhã de 23 de Fevereiro, uma bela conjunção surgiu no céu rosado do amanhecer. A Lua Crescente brilhou no oriente, uma vez que se juntou a outros três corpos celestes, Mercúrio, Júpiter e Marte para nos dar uma sensação de profundidade e sentimento com relação aos céus matinais.
Noite passada eu sentei na cama perguntando-me aonde iria para fotografar esta vista maravilhosa… Perguntava-me se o céu estaria nublado, se o céu estaria limpo, se o céu iria fornecer o mesmo cenário dramático que me foi antes apresentado quando fotografei a Smiley Face Conjunction [ conjunção sorriso, Vênus, Júpiter e a Lua, dezembro de 2008 ].
Felizmente, tudo veio acompanhado de uma bela manhã de fotografias e eu fui capaz de captar algumas imagens impressionantes da Lua, Júpiter, Mercúrio e Marte em conjunção.
A imagem acima é a minha favorita da sessão de fotos e foi feita com a Canon 20D e lente Sigma 17-70mm @ 33mm, f/5.6, 2.0s com exposição @ ISO800.
Acordei com o alarme nesta manhã, ainda não estava certo aonde iria para fotografar a conjunção. Fui tomado por um rápido pico de emoção, pois pude ver as estrelas, sem nuvens, essa foi uma mudança bem vinda a partir da última semana. Finalmente decidi ir para Berkeley Vale.
Cheguei ao meu local cerca de 5h10m e já pude ver a Lua Crescente, Mercúrio ao lado dela, e o brilhante Júpiter abaixo formando um trio.
O céu ainda estava muito escuro, sem sinal do brilho do Sol nascente. O céu escuro significou o início da exposição que teve de ser bastante longa. Agora Marte estava visível acima da névoa e eu era capaz de conseguir vê-lo um pouco afastado do agrupamento com as lentes de standard de 75-300 mm.
Depois notei uma mudança de brilho no horizonte e as cores começaram a encher o céu.
A luz foi mudando minuto a minuto e em um ritmo frenético, eu mudava de posição à procura de uma perspectiva diferente, em busca de elementos novos para complementar a cena.
As aves começaram a cantar e os pelicanos e outras aves aquáticas começaram a nadar em torno do lago em frente de mim. O céu ficou tão brilhante que agora só a Lua ainda era visível, os planetas se perderam na tela azul…
Para saber como termina essa história, vá até o site de Mike Salway para ver a coleção de fotos dessa fantástica conjunção.
Fontes, referências e fotos:
{1} APOD: Moon, Mercury, Jupiter, Mars – Crédito©: Mike Salway
- Photos of the Moon, Jupiter, Mercury & Mars Conjunction {1} e {2}
- A Big Day as my Conjunction Photo makes APOD
Conjunção rara: Vênus, Júpiter e a Lua sorriem para a Terra
εyε
1 comentário
3 menções
εyε
05/03/2009 às 22:46 (UTC -3) Link para este comentário
Obrigado Norberto Kawakami pela citação em 2009 – Ano Internacional da Astronomia | Blógui-Ci!.
Saudações.
Vênus, Júpiter e Nuvens Noctilucentes por Petr Horálek
01/07/2015 às 19:33 (UTC -3) Link para este comentário
[…] Já viu a conjunção de planetas? […]
Vênus, Júpiter e Nuvens Noctilucentes por Petr Horálek » O Universo - Eternos Aprendizes
01/07/2015 às 19:23 (UTC -3) Link para este comentário
[…] Já viu a conjunção de planetas? […]
As ‘Noites Galileanas’ no Ano Internacional de Astronomia 2009 « Eternos Aprendizes
23/10/2009 às 13:32 (UTC -3) Link para este comentário
[…] última sexta-feira, 16 de outubro de 2009, três brilhantes planetas e a Lua nova foram flagrados no céu matinal. Na luz da manhã antes do Sol nascer temos aqui Mercúrio, Vênus e Saturno junto com a Lua […]