Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre 2012 e explica sobre o alinhamento galáctico

Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o que (NÃO) vai acontecer em 2012

O mundo não vai terminar em 2012…

Dr. Neil deGrasse Tyson, astrofísico americano (Ph.D. pela Universidade de Colúmbia em 1991), um dos maiores divulgadores científicos da atualidade,  fala sobre 2012 nessa entrevista. Mas se você ainda tem dúvidas sobre 2012, essa é uma voz conhecida que irá dizer sobre as entidades que estão aí fora propagando o medo e desinformação e ainda por cima ganhando dinheiro ao longo do caminho, vendendo livros e outras bugingangas. Dr. Neil fala sobre tudo que poderia (mas NÃO irá) acontecer em 2012 e explica sobre o alinhamento galáctico tão comentado pelos profetas do apocalipse.

Dr. Neil DeGrasse Tyson

Dr. Neil DeGrasse Tyson

Vejamos a seguir o vídeo da entrevista e a transcrição da sua fala

A entrevista, na íntegra:

Para facilitar o acompanhamento da entrevista nós fizemos uma transcrição do que Dr. Neil DeGrasse Tyson falou em FORA.TV – The World is Thinking ao responder uma pergunta da platéia sobre o planeta X (Planet X):

Dr. Neil:

– OK! The Planet X today is a marvelous work of fiction.

[ OK! Atualmente o Planeta X é um maravilhoso trabalho de ficção. ]

– Oh yes… Yes, there is no such a thing as planet Nimburu [Nibiru] or whatever they are.

[ Ah sim. Sim. Não existe tal objeto como o planeta Nimburu (Nibiru) ou qualquer objeto similar a isto. ]

– It is just fiction. And they cite sources that cite NASA sources. They don’t cite NASA.

[ Isto é apenas uma ficção. E eles (sites sobre 2012) citam fontes as quais citam fontes ‘fornecidas’ pela NASA. Eles (as páginas na rede sobre 2012) nunca citam a NASA (diretamente). ]

– Check the websites and you will see.

[ Verifique os sites na rede e você verá. ]

– It is all related to the doomsday predictions of the year 2012.

[ Tudo isto está relacionado as previsões do ‘Fim do Mundo‘ do ano 2012. ]

– Yes, that what you’re getting at. It is behind your question, isn’t it?

[ Sim, é isto que você está querendo. Isto está por trás de sua pergunta, não é? ]

– Yes… Yes… YES! You wanna know if the world is gonna end by December 21, 2012?

[ Sim… Sim… SIM! Vocês querem saber se o mundo vai acabar em 21 de dezembro de 2012? ]

– Because the same website that tells you about Planet X, hum, the secret planet that has a strong elliptical orbit that will come into our zone in 2012 and knock off our taxes, combined with on December 21, 2012 that the center of the galaxy, the Sun and Earth will come into perfect alignment and the excess gravity will then also knock off our taxes and will end the world as we know it.

[ Porque o mesmo site na rede que informa a você sobre o Planeta X, hum, o planeta secreto que tem uma órbita fortemente elíptica que irá aparecer na nossa zona em 2012 e criar uma crise financeira, (fala também) combinado que em 21 de dezembro de 2012 o centro da galáxia, o Sol e a Terra irão ficar perfeitamente alinhados e o excesso de gravidade também irão criar crises financeiras e será o fim do mundo que conhecemos. ]

– This is what the WebPages will tell you.

[ É isto que as páginas na Internet irão dizer a você. ]

– Hamm, It turns out if you go to December, 21 and look at the sky charts: it’s true! The center of the galaxy the Sun and the Earth will come into perfect alignment. It will. It’s true. It’ true.

[ Hã, acontece que se você fixar a data de 21 de dezembro e olhar nos mapas celestes: é verdade! O centro da galáxia, o Sol e a Terra irão ficar perfeitamente alinhados. Isto acontecerá. É verdade. É verdade. ]

– Well, what the site does not tell you is that it happens every year, on December 21!

[ Bem, o que a página na Internet não informa a você é que isto (o alinhamento galáctico) ocorre todos os anos, em 21 de dezembro! ]

They leave that out of the account!!!

[ Eles omitem essa informação, deixando-a fora da equação! ]

– So it is a fine work of fiction, arhh, Earth will be here after December 21, 2012.

[ Então isto é um belo trabalho de ficção, ahh, a Terra estará aqui depois de 21 de dezembro de 2012. ]

– I will add that the movie 2012 that is big marketing right now. That will come out in 2012.

[ Eu vou tratar sobre o filme de 2012 que está sendo anunciado agora. Ele virá em 2012. ]

– And they want you to do all their homework for the movie and they say: just Google it…

[ E eles (os divulgadores do filme) querem que você faça todo o dever de casa deles em relação ao filme e dizem: apenas consultem o Google… ]

– If you Google 2012 it is filled of thousands of WebPages on doomsday written by people who didn’t take enough science in school.

[ Se você consultar ‘2012’ no Google, (você irá ver que) ele está repleto com milhares de páginas sobre o dia do ‘Fim do Mundo‘ escritas por pessoas que não aprenderam sobre ciências na escola. ]

– Hamm. They ahh… So if you Google it…

[ Hã, eles ahh, se você consultar o Google… ]

– I saw some of the previous for it and I was worried that we all of us in this business will just be inundated and having a sort of correct misconceptions.

[ Eu vi um pouco sobre a prévia (do filme) e fiquei muito preocupado se todos nós, (especialistas) nesse negócio (astronomia), iremos ser inundados (por uma torrente de dúvidas) e ter que atuar corrigindo esses mal-entendidos. ]

– Then I saw what they actually shown in the movie and the movie is like “aliens come” and “they take over the capital”. Ham ham…

[ E assim eu vi o que eles mostram de fato no filme e o roteiro é algo como ‘os alienígenas estão vindo’ e ‘eles tomaram conta da capital (do Estado)’. Tcham, tcham. ]

– It is all like the movie Independence Day, and that is fine. It is just Hollywood…

[ É tudo parecido com o filme ‘Independende Day’, e está tudo bem. Isto é apenas Hollywood… ]

._._.

O alinhamento galáctico na prática, vamos conferir as cartas estelares?

Para entender melhor o que Dr. Neil explicou, quando ele disse “Look at the Sky charts!”, simulamos abaixo a posição do Sol nos mapas estelares em 21 de dezembro de 2009, 2010, 2011 e 2012. Nestas datas, anualmente,  podemos constatar que o Sol está perfeitamente alinhado com o centro da galáxia, de acordo com as cartas celestes.

O centro da galáxia na constelação de Sagittarius {1}

O centro da galáxia na constelação de Sagittarius {1}

21 de dezembro de 2009

21/12/2009 - o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius. Nota-se a presença de Vênus ofuscado pelo brilho do Sol além de Plutão.

21/12/2009 – o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius. Nota-se a presença de Vênus ofuscado pelo brilho do Sol, abaixo, além da presença Plutão, à direita do Sol.

21 de dezembro de 2010

21/12/2010 - o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius. Nota-se a presença de Mercúrio ao lado do Sol, além de Plutão (à direita) e Marte (acima).

21/12/2010 – o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius. Nota-se a presença de Mercúrio ao lado do Sol, além de Plutão (à direita) e Marte (acima).

21 de dezembro de 2011

21/12/2011 - o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius.

21/12/2011 – o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius.

21 de dezembro de 2012

21/12/2012 - o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius.

21/12/2012 – o Sol, anualmente, alinha-se com o centro da galáxia que fica em Sagitarius A, na constelação de Sagitarius.

Veja também esta outra entrevista com Dr. Neil onde ele de forma engraçada fala mais sobre 2.012

Referências

AstroPT: 2012 – Fim do Mundo

Eternos Aprendizes:

astroengine.com: 2012

Universe Today:

{1} APOD: The Annotated Galactic Center – Crédito: W. Keel (U. Alabama, Tuscaloosa), Cerro Tololo, Chile

365 Days of Astronomy: Will the World End in 2012?

25 comentários

10 menções

Pular para o formulário de comentário

  1. Roca, vc disse em um de seus comentários que “Alinhamentos não mudam absolutamente nada a situação do Planeta Terra”. Só que, aprendemos na escola (BEM POR ALTO), que já houve várias extinções das espécies no nosso planeta “blindado” . Vc, como bom estudioso que é (note, não estou sendo irônica. Só pedindo ajuda), poderia comentar, pelo menos por alto, quais fatores no espaço poderiam ter ocasionado tais eventos? Porque, ao que parece, esses fatores foram externos ao planeta Terra.

      • ROCA em 11/02/2016 às 11:44
        Autor

      Seguem alguns eventos que causaram e/ou causarão extinções :

      1. Quedas de asteroides / cometas;
      2. Supervulcões tais como as Armadilhas Siberianas (Extinção do Permiano);
      3. Eras glaciais;
      4. Movimentos de placas tectônicas / Supercontinentes (Pangeia, Gondwanaland, etc)
      5. Explosão de raios gama.

      Nenhum dos cataclismos acima tem qualquer relação com alinhamento de planetas… Ou mesmo o tal suposto alinhamento galáctico… Alinhamentos não causam extinções.

      Além disso, a Terra não está blindada, jamais estará.

      Leia: ‘Death from the Skies’ do Phil Plait e entenderá o porque:

      https://en.m.wikipedia.org/wiki/Death_from_the_Skies!

  2. Ok! Já estamos em 2016 e o mundo não acabou em 2012. Mas, o dr. Tyson diz, sobre o alinhamento perfeito do centro da galáxia, sol e terra, que o mesmo acontece todos os anos. Isso é verdade?

      • ROCA em 13/02/2016 às 22:02
        Autor

      Maria,

      Sim!

      O “alinhamento galáctico” Terra x Sol x Centro da Galáxia acontece todos os anos em dezembro. Isso é uma evidência de que esse ‘alinhamento’ não nos afeta em nada, OK?

  3. Certo mas e porque os abrigos subterrâneos então?

      • ROCA em 28/12/2011 às 09:41
        Autor

      O medo é algo que vende. As falsas previsões vendem. Há quem compre. Assim, há gente que vende “soluções” para os crédulos. No fundo trata-se de um grande desperdício de esforços e recursos em algo simplesmente desnecessário.

  4. Lembramos aos nossos leitores que os comentários que desrespeitarem os Termos de Uso do Blog não serão publicados.

    Para saber as regras: http://eternosaprendizes.com/termos-de-uso/

    Façam bom uso do blog, afinal este é um espaço para troca de conhecimento.

  5. Que legal sua matéria! E ainda vem gente questionar vc! é só parar com a preguiça de ler, e ter um senso crítico sem perder a sensibilidade e ver quem tem razão. Não entendo pq querem acabar com nosso planeta a todo custo! Gosto do planeta Terra!!!!

  6. @ROCA “Não estamos negando nem superestimando a ‘inteligência dos Maias’.”- ó cientista: deve querer dizer subestimando. ‘super’= superior ‘sub’=inferior. Como ‘subway’. got it?

      • ROCA em 03/07/2010 às 22:00
        Autor

      Não Greg, você não entendeu… o que queremos dizer é isso mesmo… assim:

      Não estamos negando (subestimando) nem superqualificando (superestimando) a ‘inteligência dos Maias’

  7. ANDEI PESQUIZANDO MUITO SOBRE 2012, SABEMOS QUE HAVERÁ SIM UM ALINHAMENTO DO SOL COM A VIA LACTEA E PODERÁ SIM TRAZER DANOS IRREPARAVEIS PARA A TERRA, PODENDO INCLUSIVE CAUSAR A INVERSÃO DOS POLOS, COMO JÁ ACONTECEU A 800 MILHÕES DE ANOS E QUE OS PRÓPRIOS CIENTISTAS CONCORDAM COM ISSO , RELATANDO QUE PODERÁ ACONTECER TEMPESTADES RADIOATIVAS PARA TERRA JÁ QUE O SOL ENCONTRA-SE NO 11 ESTAGIO CONFORME A PRÓPRIA CIENCIA, O MAIS GOZADO É QUE NÃO SÓ OS MAIAS DIZEM SOBRE 21 12 2012 , MAS TB O I CHING PARA EM 21 12 2012, OS COMPUTADORES DO PROJETO WAR BOLTZ TB DIZEM DE 2012, NOSTRADAMUS TB PREVIU ISSO EM 2012, OS JUDEUS DIZEM QUE O MUNDO TERMINA NO ANO DE 7.000 E QUE POR COENCIDENCIA TB ACABARAM DE ENTRAR,OS HOLPS TRIBO INDIGENA AMERICANA TB FALA DISSO DE 2012, OS INDIANOS TB, E OUTROS, A PERGUNTA É: SERÁ QUE TODOS ESTÃO ERRADOS COM RELAÇÃO A ISSO??? NÃO SERÁ MUITA COENCIDENCIA TODOS PREVEREM A MESMA COISA??? OU SERÁ QUE ESSE ALINHAMENTO VAI MESMO TRAZER UM APOCALIPSE FINAL A TERRA JÁ QUE OCORRE A CADA 26 MIL ANOS. TOMARA QUE TODOS ESTEJAM ERRADOS E SUAS PREVISÕES REALMENTE NÃO SE REALIZEM, SENÃO SÓ NOS RESTA EM DEFINITIVO REZAR AO PAI E PEDIR SUA MISERICORDIA PARA NÓS EM 21 12 2012.

      • ROCA em 07/06/2010 às 11:25
        Autor

      Amilcar,

      1. Alinhamentos não mudam absolutamente nada a situação do Planeta Terra. Em termos gravitacionais só a Lua e Sol efetivamente tem incidência sobre a Terra (marés).

      2. Inversão de polos magnéticos já ocorreram diversas vezes na história do planeta Terra e NUNCA causaram extinções massivas. Simplesmente ocorrem, mas os seres vivos não foram afetados drasticamente. Além disso uma inversão de pólos leva cerca de 1.500 anos para se completar. Trata-se de um processo muito lento e previsível. Podemos ter uma inversão dentro de alguns milhares de anos, ou não… Certamente não teremos inversão alguma em 2012. Leia abaixo, no link, as razões:

      http://eternosaprendizes.com/2009/02/03/2012-nao-havera-inversao-dos-polos-magneticos-da-terra/

      Quanto a acreditar em previsões inventadas, isto é uma decisão pessoal e não podemos interferir.

      Nosso papel aqui é informar e desmistificar os mitos e mentiras sobre 2012.

      Se as pessoas preferem acredidar em Saci-pererê, Papai Noel, Nibiru, chupa-cabra ou quaisquer outras bobagens, só temos a lamentar.

  8. Ah cara.. ai é com você. Você me vem com coisas da internet e eu te venho com coisas da internet. Empate. Só porque os Maias não tinham ideia do que era uma galaxia não significa NADA, eles não ententendiam. O conhecimento deles é tão perfeito nessa area que uma das piramedes que eles fizeram se alinha perfeitamente com o [agora não lembro o nome], mas se não for o solsticio é o outro (que ocorre no inverno aqui) que as pessoas vão ver. Então burro eles não eram. Eu não acredito e nem desacredito, eu apenas estou dizendo que para eles não é por causa das galaxias. Eles nunca disseram que o mundo ia acabar. Seu calendário termina em 2012 porque para eles é o fim do tempo que eles consideravam cíclico e que isso sempre terminava em alguma coisa séria com o planeta. MAS NUNCA, disseram que iria acabar. Agora que mundo vai acabar, que a igreja católica vai se romper, isso eu posso dizer com certeza. Quando é a questão! Assim como eu posso dizer que o Brasil ainda vai ser hexa (só não sei o nome, pode ser nesse) Assim como eu sei que o Grêmio (meu time, mas poderia ser o seu) ainda vai ser campeão do mundial interclubes outra vez. A chave é quando…

    Mas os Maias nunca disseram que o mundo iria acabar por causa do alinhamento. Eles apenas disseram que baseado no que eles acreditavam sobre prever o tempo vendo os astros esse dia era o fim do calendário deles. Eles tinham grande conhecimento do espaço é claro que eles sabiam que o sol se alinhava todo ano. Se eles conseguiram ver uma vez, porque não saberiam que nos outros anos se repetia??? A questão não tem nada ver com esse evento, mas no que eles acreditavam. E quem estudou os maias sabe que eles tinham grandes provas para acreditar que o tempo era cíclico. E nisso, esse seculo 21 que de moderno não tem nada (quem consegue fazer uma piramide ai?) não tem a menor ideia como funciona a quarta dimensão de Albert Einstein (o tempo). Eu não acredito que o mundo vai acabar por causa de planeta X, nem por causa do alinhamento, agora que os Maias possam ter acertado, porque não? Talvez algo sério esteja pra acontecer nesse dia. Não por causa do alinhamento, mas por causa do tempo, que realmente seja cíclico. Novamente eu pergunto: é coincidência a Terra estar tremendo? Daqui a pouco alguém descobre não sei o que não sei onde que ninguém sabia que era possível e ai descobrem que isso vai acarretar talvez na mudança de polos que já foi dita por ai, ou na deslocação das geleiras, ou naquele vulcão que fica se não aqui na América do sul entrar em ação. Dizem que, se o fizer, ele tem força suficiente para deslocar a Terra do seu eixo.

      • ROCA em 24/05/2010 às 11:53
        Autor

      A diferença nas ‘coisas da Internet’ está na base científica. Quem vem com argumentos furados da pseudo-ciência obviamente perde para argumentos legítimos baseado em pesquisas científicas.

      O que os Maias ‘previram’ ou ‘deixaram de prever’ na verdade não importa muito, pois não há base científica por trás das previsões.

      Quanto aos ciclos, nosso planeta passa por vários ciclos e alguns duram milhares de anos: “a órbita da Terra em torno do Sol muda de formato a cada 100.000 anos. A órbita em volta do Sol se torna mais ou menos elíptica nestes intervalos. O formato de uma órbita é estabelecido pela sua excentricidade. Outro importante aspecto relacionado é o ciclo de 41.000 anos da inclinação do eixo da Terra, o ciclo de Milankovitch.”

      Por exemplo: os cientistas preveem que dentro de 10.000 a 15.000 anos teremos uma nova era-glacial, leia mais aqui:

      Geóloga liga as mudanças regulares do ciclo orbital da Terra às mudanças climáticas globais

      “As eras glaciais na Terra, também ocorrem ciclicamente, a cada 100.000 anos. Dra. Lisiecki sugere que o calendário das mudanças no clima e o histórico das mudanças em sua excentricidade têm sido coincidentes. “A clara correlação entre o momento de mudança na órbita e as mudanças no clima da Terra é uma forte evidência de uma ligação entre os dois”, disse a Dra. Lisiecki. “É improvável que esses eventos não estejam relacionados entre si.””

      Quanto ao vulcanismo, não há nada de anormal acontecendo nos dias de hoje, a não ser a maior exposição humana devido ao aumento da população e falta de cuidados preventivos devido a falta de recursos ou incompetência nos governos…

      Há mais terremotos na Terra? Não! Há mais pessoas morando em áreas de alto risco!

      Resumindo: nada de alarmes exagerados por agora, a Terra segue seu curso normal de mudanças, mas as mudanças são lentas e graduais e as tendências são estudadas pelo cientistas.

      Vivemos (ainda bem) em um Planeta em Constante Mutação (sem esta mutação nem estaríamos aqui conversando), no momento estamos passando por um período de maior estabilidade, mas que não se sustentará no longo prazo. Lembre-se que a Terra já passou por períodos extremos, como por exemplo, há 55 milhões de anos onde não haviam geleiras nos pólos e a temperatura global era muito mais elevada:

      Aquecimento global: massivas erupções vulcânicas foram responsáveis pelo Máximo Térmico Paleoceno-Eoceno de 55 milhões de anos atrás?

      Outro exemplo: a ‘Terra-Bola-De-Neve’ onde praticamente todo o Planeta ficou imerso sob o gelo:

      Cientistas encontram novas evidências sobre a ‘Terra Bola de Neve’

      Ou seja, mudanças virão no longo prazo, e certamente elas trarão sérios desafios para a humanidade que terá que suplantá-las para sobreviver por longo tempo.

      O importante é termos consciência disto e que a ciência está evoluindo descobrindo mais sobre nosso Planeta e o Universo.

  9. Quem já foi roubado sabe que é justamente quando você não espera. E isso está escrito no apocalipse. O mundo vai acabar justamente quando ninguém esperar. Se isso assim for, ainda existe muito tempo, pois a igreja católica tem que desaparecer. Nostradamus tem profecia sobre isso. A partir do momento que as pessoas perderem (Deus ou Jesus de seu coração, como elas dizem) Deus será desacreditado geralmente. A ciência vai fazer isso. A ciência vai colocar as pessoas contra a igreja católica e essa se abalará. Isso porque, a ciência está para fazer descobertas na genética e informática que irá marcar esse século. Só que isso não será aprovado pelo Vaticano, que tenha exercer um poder sobre as pessoas dizendo o que é Deus. Porém, até esses mais crentes terão sua fé abalada e se renderam a ciência. Por outro lado, os mais estudados não estão levando isso a sério, então pode se dizer 2012 terá algum significado. Não estamos longe de fazer contato com civilizações extra-terrestres, na verdade já fizemos, mas os governos encobrem. Agora estamos perto disso vim a publico. Eu acredito que 2012 pode trazer uma grande catastrofe para nós, isso não é impossível. Os maias não falaram do alinhamento que seria ele, mas os maias acreditavam que o tempo era ciclico e isso é, tem ciclo. Não sabemos nada como funciona o tempo de Albert Einstein, que o deu uma dimensão. Quando muito sabemos o que ele deixou e ainda existe perguntas se podemos ou não voltar no tempo. Sobre o tempo, existe muitas perguntas. Os Maias citaram o alinhamento, porque eles acreditavam que a posição dos astros podia prever o futuro (que para eles não era casual, era escrito). O lance mais certo é: Quem viver, verá. Sobretudo, esses tremores que a Terra vem tendo é coincidência? Vai que alguém descobre algo sério…

      • ROCA em 23/05/2010 às 09:11
        Autor

      Quem disse que os Maias previram ‘2012’ está mentindo. Eles não previram nada. E mesmo se quisessem, não tinham tecnologia nem conhecimentos de física e matemática para entender sobre conceitos do ‘que é uma galáxia’.

      É importante lembrar que a Nossa Civilização só conseguiu entender o que é uma galáxia no século XX. Por que é que então um povo antigo conseguiria prever um ‘alinhamento galáctico’ sem saber ao certo do que se trata isso?

      Estes 2 artigos explicam exatamente que o Maias não fizeram previsões, que são mentiras:

      Forget 2012, THIS Is What The Mayans Should Be Remembered For
      [ É sobre isto que os Maias devem ser lembrados ]

      2012 Doomsday Not Likely – Think the world is going to end in 2012? Don’t believe the hype, says one Mayan elder.
      [ O fim-do-mundo em 2012 é improvável – Você pensa que o mundo vai acabar em 2012? Não acredite nesta mentira, disse um ancião Maia. ]

      Viu? Os descendentes dos Maias dizem que seus ancestrais não previram nada, que isso é invenção dos ‘brancos idiotas’.

  10. Sim já percebi que o alinhamento galáctico nao traz qualquer problema, só nao percebi o k tudo isso tem haver com a precessão, visto que num documentário na history channel falam que o polo norte vai estar no alinhamento devido a precessão.

  11. Oi!

    Andei pesquisando sobre o assunto e li num site que além do alinhamento galactico que ocorre tds os anos nesse mesmo dia a terra ira sofre uma Precessão.

    Isso e verdade?

      • ROCA em 27/04/2010 às 21:06
        Autor

      Cláudia,
      Você leu em “um site”? Se você quer que ajude a responder então coloque o link para o tal site onde você leu isso. Fica difícil para nós advinharmos e opinarmos sobre um site desconhecido que fala qualquer coisa sem qualquer base científica.
      .
      Vou lhe contar um segredo: só há dois astros que influenciam substancialmente na Terra (o efeito das marés), a Lua e o Sol. Os demais planetas tem influências pequenas ou desprezíveis. Estando eles alinhados ou não, nós não sentimos a diferença por aqui. Saiba as razões lendo a pergunta e a resposta no Yahoo Respostas:
      Alinhamento de planetas: qual a real influência na Terra?
      .
      Lembre-se a força gravitacional é proporcional ao inverso do quadrado da distância e diretamente proporcional as massas. Sabendo as massas e a distância, é só calcular os efeitos. Isto foi feito na resposta da pergunta acima.

  12. qq um que disser o dia e hora que o mundo acabar, será um mentiroso. ninguem sabe o dia,hora , mes ano etc e se vai acabar mesmo. só Deus sabe.

  13. 1,99 vale o cérebro de quem diz que o calendário Maia vale isso. Vocês nunca estudaram não?? Nunca viram que os Maias apesar de não terem a tecnologia que nós temos hoje preveram coisas (já aconteceram) incríveis! Vocês que dizem isso não um resquício da inteligência daquele povo. Eu também não acredito que o mundo acabará em 2012, mas negar que a inteligência dos Maias foi SUPER, é burrice…

      • ROCA em 20/12/2009 às 12:41
        Autor

      Rodrigo,
      Não estamos negando nem superestimando a ‘inteligência dos Maias’. Aqui é um blog de ciências, e não de ficção. E em ciências as evidências são necessárias, as provas são condições para validar teorias. Agora, dizer que os Maias previram isto ou aquilo é pura mentira. Eles mesmos, os descendentes dos Maias, desmentem isso, ou seja, são mitos inventados por pessoas que não estudaram nem ciências nem história, são apenas ficção, nada mais…
      .
      Leia e veja o vídeo:
      Forget 2012, THIS Is What The Mayans Should Be Remembered For “Esqueça 2012, É por ISTO é o que os Maias devem ser lembrados” por Ian O’Neill
      .
      O que os Maias atuais pensam sobre isso? Veja entrevista com um ancião Maia:

      2012 Doomsday Not Likely – Think the world is going to end in 2012? Don’t believe the hype, says one Mayan elder.
      .

    • Carlos Oliveira em 08/12/2009 às 14:43
    • Responder

    Não haverá qualquer fim-do-mundo.
    Essa é uma estupidez sem sentido.

    Leiam toda a verdade:
    http://astropt.org/blog/2008/08/22/2012/

  14. Daniel, eu não acredito no fim do mundo, mas discordo plenamente em você falar do calendario Maia como um calendário de “1,99”… Peço que antes de falar qualquer coisa sobre o calendário Maia, estude pelo menos saber sobre ele, calendário Maia é muito mais impressionante que a [trecho excluído por ferir os ‘termos de uso’ do blog] pode ter certeza.

  15. Pra mim esse troço de ”o mundo vai acabar em 2012” é uma mentira, só pq um calendário de 1,99 vai acabar, o mundo vai acabar? aff…

  1. […] final de dezembro de 2012, graças a um alinhamento celestial incomum – ou talvez somente a data de expiração do calendário Maia – nosso planeta será […]

  2. […] em 2012 e explica sobre o alinhamento galáctico tão comentado pelos profetas do apocalipse. Dr. Neil DeGrasse […]

  3. […] 2012: Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o tema e explica sobre o alinhamento galáctico […]

    • 2012: o que não vai mudar em 15/07/2012 às 23:54

    […] 1)  O Sol se alinha com o centro da galáxia, todo dia 21 de dezembro, todo ano […]

  4. […] Dr. Neil deGrasse Tyson (Ph.D. pela Universidade de Colúmbia) Don Yeomans, cientista da NASA, caçador de astereróides perigosos: “Cientistas derrubam seis mitos sobre o fim do mundo” […]

    • 2012 – ficção, conspiração ou uma realidade sórdida « LAAMARALL em 29/06/2011 às 19:43

    […] Dr. Neil deGrasse Tyson (Ph.D. pela Universidade de Colúmbia) Don Yeomans, cientista da NASA, caçador de astereróides perigosos: Além disto o portal Terra, divulgou em 2009 uma interessante reportagem com o título “Cientistas derrubam seis mitos sobre o fim do mundo” que é interessante, pois tenta também comparar com o que é mostrado no filme 2012: […]

  5. […] 2012: Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o tema e explica sobre o alinhamento galáctico […]

  6. […] a Terra e o Sol se alinham de forma aproximada do centro da nossa galáxia, a Via Láctea. O ‘alinhamento galáctico’ é um evento comum que ocorre todos os anos, que não tras nenhum impacto em nosso […]

  7. […] final de dezembro de 2012, graças a um alinhamento celestial incomum – ou talvez somente a data de expiração do calendário Maia – nosso planeta será […]

  8. […] 2012: Dr. Neil deGrasse Tyson fala sobre o tema […]

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!