O cometa Lulin se aproxima. Qual será o seu brilho afinal? Não sabemos ainda… Embora seja notavelmente difícil de prever com precisão o brilho de cometas recentemente descobertos, o cometa Lulin poderá tornar-se visível a olho-nú ao final de fevereiro.
Para procurar pelo cometa Lulin é recomendável usar um bom mapa celeste. Informações obtidas do rastreamento do cometa indicam que ele já passou pelo Sol e está aproximando-se da Terra em trajetória que o trará a metade da distância Terra X Sol ao final de fevereiro. A órbita do cometa Lulin indica tratar-se da sua primeira investida dentro do Sistema Solar interior. O cometa, oficialmente denominado C/2007 N3 (Lulin), foi descoberto por Quanzhi Ye da universidade de Sun Yat-sen em imagens obtidas por Chi-Sheng Lin no observatório Lu-Lin da universidade nacional central, na China.
Na imagem acima do cometa Lulin, feita na Itália, estão visíveis a coma e suas caudas, uma cauda apontando na direção oposta ao Sol e uma anti-cauda: a poeira que segue atrás da trajetória do cometa em sua órbita e parece aqui apontar em direção do Sol.

O que é uma anti-cauda de um cometa? Veja no esquema acima: 'dust tail' = cauda formada pela poeira e gás do cometa; 'ionic tail' = cauda formada pelas partículas iônicas do cometa, gerada pela influência do vento solar.
A cor verde do cometa Lulin é proveniente dos gases que compõem sua diluída atmosfera que tem aproximadamente o tamanho do planeta Júpiter. Jatos gasosos expelidos do núcleo do cometa possuem cianureto (CN: um gás venenoso achado em diversos cometas) e Carbono diatômico (C²). Essas duas substâncias brilham na cor verde quando iluminadas pela luz solar no espaço interplanetário.
Para saber onde anda o cometa Lulin acompanhe as notícias na Space.com/NightSky:
Cosmic Stage Set for Comet Lulin Show por Robert Roy Britt [ O cenário cósmico está preparado para o show do cometa Lulin ]
O cometa Lulin está passando ao lado de Saturno, entre as constelações de Leão e Virgem. Acompanhe onde está o cometa Lulin através do mapa celeste do Heavens Above e veja mais explicações e detalhes aqui: Onde e como ver o Cometa Lulin nos próximos dias.
Fontes e referências:
O telescópio orbital Swift mantém o Cometa Lulin em vista
Onde e como ver o Cometa Lulin nos próximos dias
Science.nasa: Green Comet Approaches Earth
APOD: Cometa Lulin se aproxima – Crédito© Paolo Candy (Cimini Astronomical Observatory)
Universe Today: Cometa Lulin a caminho!
Yahoo Respostas:
3 comentários
4 menções
eu sei que pouco sabemos ou podemos afirmar sobre cometas e ainda seremos eternos aprendizes
UAU!!! *—*
espero q eu consiga ver!!
[…] um cometa abriga duas […]
[…] um cometa abriga duas […]
[…] O cometa verde Lulin e suas duas caudas […]
[…] O cometa verde Lulin e suas duas caudas Cobras das trevas no espaço sideral […]