Um novo Pangea: Terra em 250 milhões de anos?
Crédito©: C. R. Scotese (U. Texas at Arlington), PALEOMAP
É assim que o mapa da Terra ficará no futuro?
A superfície da Terra está fracionada em diversas e largas placas tectônicas que estão movendo-se lentamente. Há 250 milhões de anos as placas nas quais os atuais continentes residem estavam posicionadas de forma bem diferente, ou seja, as massas continentais estavam agrupadas em um único super-continente denominado Pangea.
Projeções e estudos estimam que em cerca de 250 milhões de anos no futuro essas placas estarão novamente reunidas de forma que um novo hiper-continente surgirá.
A simulação acima criada pelo Projeto PALEOMAP mostra essa enorme massa de terra: o “Pangea Ultima“.
Nesse cenário futuro o Oceano Atlântico será apenas uma lembrança do passado e quem estiver habitando a Terra poderá ‘caminhar’ da América do Norte até a África.
A história geológica da Terra
Extinção em massa?
O retorno do super-continente poderá contribuir uma nova mega-extinção na vida da Terra similar a grande extinção do Permiano-Triássico ou extinção Permo-Triássica que foi uma extinção em massa que ocorreu no final do Paleozóico há cerca de 251 milhões de anos. Foi o evento de extinção mais severo já ocorrido no planeta Terra, resultando na morte de aproximadamente 95% de todas as espécies do planeta. A extinção provocou uma mudança drástica em todas as faunas e marca a fronteira entre o Permiano e o Triássico.
No vídeo acima o paleontólogo e astrobiólogo Peter Ward mostra as evidências geológicas da extinção Permiano-Triássico
Documentários sobre a extinção do Permiano-Triássico
._._.
Comentários Recentes