
Eclipse sobre sobre uma acácia em Chisamba, Zambia, 2001 – Crédito©: Fred Espenak
Relacionamos neste post alguns eventos relevantes a serem observados no céu a ocorrer em 2009: conjunções entre planetas, o eclipse do século, ocultações e outros interessantes fenômenos. Vamos ficar atentos e tentar acompanhar. Anotem em suas agendas!
26 de janeiro: o anel de fogo – eclipse anular do Sol (Oceano Índico) {1}
Em 26 de janeiro de 2009, poucas pessoas de sorte poderão ver o “anel de fogo” no céu. Esse é o nome para a visão central de um eclipse anular do Sol, ocultado pela Lua distante. No clímax desse tipo raro de eclipse, a parte central do Sol vai desaparecer e a Lua obscurecida estará rodeada pelo brilhante Sol. Esse espetáculo será visto apenas em um caminho que cruza o sul do Oceano Índico. Outras localidades populosas, o sul da África e partes da Austrália, verão a Lua dar uma mordida no Sol.

Na foto acima vemos um espetacular eclipse anular fotografado atrás de palmeiras em janeiro de 1992. Crédito © Dennis L. Mammana (TWAN)
22 a 26 de fevereiro: O trio de planetas {2}
Quem acorda cedo vai ter a oportunidade de ver a conjunção de Júpiter (magnitude -2,0), Mercúrio (-0,1) e Marte (+1,2) dentro de uma região circular de 5º no céu. Provavelmente, por meia hora antes do nascer do Sol você poderá dar uma olhada em Júpiter e Mercúrio acima do horizonte. Por outro lado, será bem mais difícil de se ver Marte sem o uso de binóculos. O círculo imaginário contendo esses 3 planetas será menor (3,7º) no dia 24 de fevereiro. Nas manhãs de 22 e 23 de fevereiro a Lua crescente vai aparecer de forma interessante complementando essa visão dos três planetas.

Lua, Mercúrio, Júpiter e Marte em conjunção. Imagem capturada por Mike Salway© em 23 de fevereiro de 2009.
Joe Rao explica mais sobre esse encontro e fala como observar os 5 planetas ao longo fevereiro na Space.com/NightSky em Doorstep Astronomy: Spot 5 Planets
25 de março: O planeta Vênus será no mesmo dia a ‘estrela da manhã‘ e a ‘estrela vespertina‘ {3}
Esse evento repete o que ocorre periodicamente (2001, 1993 e 1985, … ), em um ciclo que se repete a cada 8 anos. A oportunidade de ver no mesmo dia Vênus tanto pela manhã quanto à noite se repetirá por vários dias, antes e depois do dia 25 de março.
22 de abril: Ocultação do planeta Vênus {4}
A Lua, em fase crescente (8% de iluminação), vai passar na frente do planeta Vênus nessa data, ocultando-o.
6 de junho: Ocultação da estrela Antares pela Lua cheia {5}
Na madrugada desse dia uma Lua brilhante (99% de iluminação) vai ocultar a famosa estrela super gigante vermelha Antares.
22 de julho: “O Eclipse do Século” {6}
O mais longo eclipse total do Sol no século 21 irá ocorrer no dia 22 de julho. Os efeitos serão observados em sua plenitude inicialmente no mar da Arábia. A umbra (em astronomia umbra significa a parte mais escura da sombra de um astro) seguirá pela Índia central, sudeste do Nepal, Butão, nordeste de Bangladesh, leste da Índia e o centro-sul do Tibete. A umbra seguirá cortando o meio da China e depois pelo leste da China e finalmente nas em algumas das ilhas Ryukyu (or Nansei). A cerca de 325 km a leste-sudeste de Iwo Jima será o ponto mais notável do grande eclipse, como podemos ver no diagrama abaixo:
Será o inegavelmente o melhor eclipse do século 21, uma vez que será o mais longo a ocorrer desde 1991. Outro similar a esse só ocorrerá em 2132. Imperdível!
Veja aqui a galeria de Fotos do eclipse total do Sol em 22 de junho de 2009
10 de Agosto a 4 de Setembro: Saturno ‘sem’ seus anéis {7}
Contrastando com o que foi observado em 2003, quando o sistema de anéis de Saturno apresentou-se em seu máximo visual (27º de inclinação), os anéis se apresentarão no seu mínimo visual a partir de 10 de agosto. Tal fenômeno é causado pelas posições relativas entre Saturno, a Terra e o Sol, no equinócio de Saturno. O rápido movimento da Terra na sua órbita muda o ângulo de visão alternando a face Sul com a face Norte dos anéis Durante 3 semanas os famosos anéis ficaram praticamente impossíveis de serem observados.
2 a 3 de Setembro: Júpiter ‘sem’ seus satélites {8}
Geralmente quando apontamos um pequeno telescópio na direção de Júpiter conseguimos ver quase sempre algumas de suas famosas luas Galileanas (Ganimedes, Europa, Io e Calisto). E, geral 2 ou 3 luas são evidentes imediatamente, em outras vezes vemos facilmente as 4 luas. Raramente apenas uma lua se apresenta visível e muito mais raramente temos uma visão sem nenhuma dessas 4 luas. O evento da ocultação das 4 luas terá a duração de 2 horas.
8 de Outubro: Conjunção bem próxima entre Mercúrio e Saturno {9}
Nesse dia Mercúrio irá aparecer apenas 0,3º abaixo e à direita de Saturno. Na magnitude -0,7, Mercúrio vai aparecer 5 vezes mais brilhante de Saturno (magnitude +1,0). De fato, esse emparelhamento bem próximo entre Mercúrio e Saturno será parte de uma conjunção maior que incluirá Venus (magnitude -3,9).
Para completar o grupo, na manhã de 16 de outubro, uma Lua crescente bem tênue será observada próxima a esses 3 planetas.
Maio, Julho e Dezembro – Júpiter e Netuno em rara conjunção {10}
Ao longo de 2009, Júpiter vai estar em conjunção com Netuno três vezes em 2009.
No final de Maio, meados de julho e novamente na terceira semana de Dezembro esses dois planetas estarão bem próximos no céu e poderão ser observados no mesmo campo de visão de um telescópio. Trata-se de um evento raríssimo. É importante destacar que Galileu viu semalhante encontro de Júpiter e Netuno em 1612. Ele, na verdade, notou uma “estrela incomum” que se moveu próxima a Júpiter, mas ele não conseguiu perceber que se tratava do planeta Netuno, que permaneceu desconhecido até 1846.
A página Night Sky da Space.com estará apresentando mais detalhes desses eventos e outros eventos interessantes ao longo de 2009.
Fontes:
Space.com/nightsky: Night Sky Highlights in 2009 por Joe Rao
Space.com/NightSky: Doorstep Astronomy: Spot 5 Planets por Joe Rao
NASA: Eclipses em 2009 por Fred Espenak
Fotos do eclipse total do Sol em 22 de junho de 2009
Onde estão os anéis de Saturno?
._._.
5 comentários
5 menções
Pular para o formulário de comentário
Salamam
Poxa é muito bom ter voces como consultores sobre Astronomia e espaço.
Grato
assadAllah
legal
agora sei o q vou fazer daqui 4 anos
Obrigado, Ale e Eye !!!
UUUAaalll fantastico, simplimente magnifico!
Não posso perder o eclipse do século, não estou afim de esperar até 2.132 para ter outra oportunidade dessa!
[…] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu […]
[…] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu […]
[…] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu « O Universo … […]
[…] 2009 – ano do eclipse do século e outros eventos interessantes no céu […]
[…] Fonte: Eternos Aprendizes […]