«

»

jul 15

IC 342 – a galáxia escondida revelada

https://apod.nasa.gov/apod/image/1707/ic342_rector2048.jpg

IC 342 – créditos©: T. Rector (U. Alaska Anchorage), H. Schweiker, WIYN, NOAO, AURA, NSF

Semelhante em tamanho as grandes e brilhantes galáxias espirais em nossa vizinhança, IC 342 dista meramente 10 milhões de anos luz na direção da constelação boreal Camelopardalis.

Como um proeminente universo ilha, IC 342 seria, de outro modo, uma galáxia notável no céu noturno, mas ela permanece escondida da visão clara e é vislumbrada com grande dificuldade através de um véu de estrelas, gases e poeira cósmica ao longo do plano na nossa galáxia Via Láctea.

Mesmo que a luz de IC 342 seja obscurecida pelas intervenientes nuvens cósmicas, essa precisa imagem telescópica retrata a poeira escura da própria galáxia, aglomerados estelares azulados e regiões em brilho rosa de formação estelar ao longo dos braços espirais que giram longe do núcleo galáctico.

Provavelmente IC 342 sofreu recentemente um surto explosivo de atividade de formação estelar (starburst) e está perto o bastante para ter influenciado a evolução do grupo local de galáxias onde a nossa galáxia Via Láctea reside.

Fonte

APOD: Hidden Galaxy IC 342 – créditos©: T. Rector (U. Alaska Anchorage), H. SchweikerWIYNNOAOAURANSF

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Esse blog é protegido!