«

»

jul 06

As luas de Saturno Atlas, Daphnis e Pan reveladas em detalhes pela Cassini

https://apod.nasa.gov/apod/image/1707/PIA21449AtlasDaphnisPan.jpg

De cima para baixo: Atlas, Daphnis e Pan, capturadas pela Cassini em 2017

AtlasDaphnisPan são pequenas luas que orbitam na região dos anéis de Saturno, mostradas aqui na mesma essa nessa montagem de imagens capturadas recentemente pela ainda ativa sonda robótica Cassini. De fato, a lua Daphnis foi descoberta a partir de imagens da Cassini em 2005. Em contrapartida, as miniluas Atlas e Pan foram vistas pela primeira vez em imagens das espaçonaves Voyager 1 e Voyager 2, respectivamente, em 1980 e 1981.

https://apod.nasa.gov/apod/ap170706.html

As pequenas luas do anel A de Saturno: Atlas, Daphnis e Pan em escala

Com seu formato de “disco-voador”, a lua Atlas orbita próxima da borda exterior do brilhante anel A de Saturno, enquanto a lua minilua Daphnis (8 km de diâmetro) orbita dentro do anel A, na fina lacuna denominada “Keeler Gap”. A lua Pan (28 km de diâmetro) reside dentro da lacuna “Encke Gap”, também da região do anel A. As curiosas características equatoriais dessas pequenas luas do anel A podem ter sido construídas pela acumulação do material proveniente do anel A ao longo do tempo. Até mesmo a diminuta lua Daphnis gera ondas no material do anel a medida que ela navega na lacuna “Keeler Gap”, visível na imagem abaixo (abaixo, à esquerda).

https://saturn.jpl.nasa.gov/resources/5526/

Daphnis (à esquerda) e Pan (acima, à direita) fazem ondulações no Anel A de Saturno, nessa imagem capturada pela sonda Cassini em 03 de junho de 2010 a cerca de 529.000 km distante de Saturno. A escala é 3 km por pixel.

Fontes

NASA/Photojournal: PIA21449: Small Wonders

APOD: Atlas, Daphnis, and Pan – crédito da imagem: Cassini Imaging TeamSSIJPLESANASA

NASA/JPL: Ring Moons’ Effects

New Scientist: Saturn’s ‘flying saucer’ moons built of ring material

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!