Orbitando Júpiter com a JUNO

Como seria a visão de uma órbita sobre Júpiter?

dramático vídeo em destaque acima demonstra essa sensação. A sequência em “time-lapse” foi construída a partir de imagens capturadas pela JUNO que atualmente orbita esse gigante gasoso em uma órbita altamente excêntrica. JUNO recentemente completou sua sexta passagem próxima de Júpiter durante sua órbita elíptica com período de seis semanas.

A medida que o vídeo se inicia, faixas de nuvens escuras e claras se alternam passando sob a espaçonave a medida que a JUNO se aproxima do polo Sul joviano. Essas nuvens abrigam texturas extremamente complexas que agregam redemoinhos, furacões, ovais e extensas nuvens que não possuem nenhum análogo direto com as que vemos aqui na Terra. Enquanto a espaçonave passa mais próxima sobre Júpiter, novos padrões de nuvens emergem, não mais em faixas, mas também ricas de redemoinhos e ovais alienígenas.

Por mais alguns anos a JUNO continuará a orbitar e prospectar Júpiter, para determinar a abundância da água em sua atmosfera e tentar descobrir se, de fato, Júpiter tem uma superfície sólida sob suas nuvens fascinantes.

https://apod.nasa.gov/apod/image/1706/PIA21645_1024r.jpg

Fontes

APOD:

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!