«

»

jun 04

O Cinturão de Órion, a Nebulosa da Chama e a Cabeça do Cavalo por Rogelio Bernal Andreo

https://apod.nasa.gov/apod/image/1706/orionbfh_andreo_1089.jpg

A Nuvem Molecular de Órion por Rogelio Bernal Andreo

O que envolve o Famoso cinturão de estrelas de Órion? Essa exposição profunda nos mostra uma pletora de diferentes objetos, desde nebulosas escuras até aglomerados estelares, todos embutidos em uma mancha de mechas gasosas no grande Complexo da Nuvem Molecular de Órion. As brilhantes três estrelas (do asterismo das ‘Três Marias’) aparecem diagonalmente a partir da esquerda da imagem em destaque. É esse famoso trio estelar que é conhecido como o Cinturão de Órion.

Logo abaixo de Alnitak, a que está mais abaixo das três estrelas do cinturão, vemos a Nebulosa da Chama (Flame Nebula), que brilha a partir do seu gás hidrogênio excitado gás imersa em filamentos de poeira escura em tons de marrom.

Justamente à direita de Alnitak Podemos observar a Nebulosa Cabeça do Cavalo (Horsehead Nebula), uma escura formação densa poeira que talvez seja uma das mais reconhecíveis formas nos céus telescópicos.

Essa obscura nuvem molecular, residente a cerca de 1.500 anos luz de nós, foi catalogada como Barnard 33 e sua silhueta é vista por causa da luz de fundo emanada pela massiva e luminosa estrela Sigma Orionis.

Nebulosa da Cabeça do Cavalo irá lentamente ser deslocada do seu formato aparente ao longo dos próximos milhões de anos e irá finamente ser destruída pela enérgica radiação da estela massiva vizinha.

Fonte

APOD: Orion: Belt, Flame, and Horsehead  – Crédito da imagem©: Rogelio Bernal Andreo (Deep Sky Colors)

._._.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

error: Esse blog é protegido!