Uma visão na direção da grande galáxia espiral M101 por Laszlo Bagi

https://apod.nasa.gov/apod/image/1705/M101p2000bagi.jpg

A Galáxia Espiral M101 por Laszlo Bagi

A enorme e bela galáxia espiral M101 é uma das últimas entradas no famoso catálogo do astrônomo Charles Messier, mas, definitivamente, ela não tem pequena importância. M101 possui um diâmetro  de 170.000 anos-luz. Trata-se de uma galáxia de grande porte, com quase duas vezes o diâmetro da Via Láctea.

Em termos históricos, a galáxia M101 foi também uma das nebulosas espirais observadas pelo enorme telescópio do século XIX, o Leviathan de Parsontown, criado por Lord Rosse.

https://en.wikipedia.org/wiki/Leviathan_of_Parsonstown

O Leviatã de Parsotown (Telescópio Rosse de 72 polegadas) foi o maior telescópio do mundo (1.8 m) desde 1845 até a construção do Telescópio Hooker em 1917.

Nessa imagem em destaque a M101 partilha esse telescópico campo de visão com estrelas pontiagudas da nossa própria Via Láctea e galáxias mais distantes no plano de fundo.

As cores das estrelas da Via Láctea também podem ser vistas na luminosidade emanada por esse grande ‘universo-ilha’.

O núcleo da M101 é dominado pela luz de estrelas amareladas antigas. Ao longo de seus grandes braços espirais vemos as cores azuladas das estrelas quentes, massivas e jovens misturadas com obscuros filamentos de poeira cósmica e regiões de formação estelar em tons de rosa.

Conhecida popularmente como a Galáxia do Catavento, M101 reside dentro das fronteiras da constelação boreal da Ursa Maior a cerca de 25 milhões de anos luz de nós.

Fontes

APOD: A View Toward M101 – crédito da imagem©: Laszlo Bagi

._._.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Esse blog é protegido!